Tudoem Campinas
Tudoem Campinas Tudoem Campinas Tudoem Campinas

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Campinas

Neurofeedback supera obstáculos de aluno

Fonte:http://correio.rac.com.br
Tudoem Campinas
Tudoem Campinas
Autor

Bertolaccini Coaching

Silvia.bertolaccini@uol.com.br

sbertolaccini.com.br/


Neurofeedback supera obstáculos de alunos

As escolas acompanham os alunos em todas as fases da vida, o que inclui identificar os talentos e as necessidades e apontar os profissionais qualificados, capazes de responder aos anseios de cada um e, por consequência, reduzir o ruído mental. É comum encontrar os que, no início do semestre, entregam resultados acima da média na maioria das disciplinas, mas quando chega o momento da prova final, perdem a concentração, sabotam-se e não conseguem alcançar a meta esperada. No Colégio e Curso Oficina do Estudante, a psicopedagoga, Priscila Gil Neto, analisa os perfis com base em uma série de critérios, com a intenção de verificar quais as reações enfrentadas em determinados desafios, e como resolvê-los de forma direta. 

A equipe pedagógica não só atua em projetos coletivos, mas, também, auxilia na resolução de conflitos pessoais. O conjunto de dificuldades de adaptação está correlacionado ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), à depressão e ao autismo. De acordo com a Associação Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH afeta 5% das crianças de todos os países. No Brasil, o índice chega a 4%. Para enfrentar o cenário, o neurofeedback é sugerido como complemento às atividades curriculares, com a finalidade de conduzir à alta performance.


A técnica foi um dos recursos empregados pelo atleta de tiro esportivo, Felipe Wu, para alcançar a prata na modalidade de pistola de ar de 10 m das Olimpíadas Rio – 2016. Um dos entraves era mantê-lo em estado de alerta diante da agitação provocada pelas manifestações de torcedores no entorno do espaço competitivo. A tática foi não se intimidar com os sons de buzina e tumulto, advindos da arquibancada. Com a mente serena, o atleta foi capaz de levar o Brasil ao pódio na modalidade. A neuroestimulação, agora, é uma tendência entre inúmeros atletas e atua em quadros de estresse, pânico, ansiedade, dislexia.

Em paralelo aos sets de filmagem, a preparação de atores adere ao dispositivo, de maneira a incitar o cérebro a ter uma dada postura até a pós-produção da película. Seja em cinema, esporte ou educação, o neurofeedback é um treinamento validado por revistas como Nature e Scientifc American, realizado por profissionais de áreas como psicologia, psiquiatria e neurologia. Há estudantes que, depois de passarem três anos sem sucesso, conquistaram o ano letivo por meio do planejamento de neuroestimulação.

Segundo a psicopedagoga do Colégio e Curso Oficina do Estudante, “o aluno atravessa, com serenidade, os labirintos produzidos pelas fontes de conhecimento, o que se converte no desempenho cognitivo ideal. A dinâmica de valores passa por um processo de transformação. Na interação, o apoio multiprofissional, com a mediação entre o colégio e a psicopedagogia clínica, é indispensável para que se garanta a qualidade em aprendizagem. Dessa forma, as mudanças colaboram com a formação do cidadão como um todo”.

Ao observador, saltam aos olhos a praticidade. Os eletrodos são inseridos no couro cabeludo, recebem sinais e os redirecionam ao equipamento. “Hoje, os congressos dirigidos às práticas de ensino e aprendizagem discutem o excesso de informação e a geração de bolhas. Para eliminar os gargalos gerados pelo mundo moderno, o neurofeedback se apresenta como uma intervenção acessível”, ressalta Priscila.

Entre os exemplos, quando há dificuldade em absorver conteúdos, o especialista realiza o procedimento à luz de reforçar o funcionamento do hipocampo, região do cérebro responsável pela memória. Durante a sessão, o software monitora cada etapa, o que facilita na tomada de decisão frente às alterações. Por meio de games, vídeos ou sons, há um condicionamento personalizado, conforme os indicadores coletados.

 

Comentários

Melhores Fotos em Campinas

  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas

Siga-nos

Voltar ao Topo