Tudoem Ilhabela

Fazenda Pau D’Alho

Fonte:facebook.com/FazPaudAlho
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

História

“A Fazenda Pau d´Alho iniciou suas atividades como engenho de açúcar, fazendo parte de uma sesmaria doada em 1788 a vários donatários. Passou a produzir café em meados do século XIX, tornando-se grande produtora. No final daquele século, Manoel Carlos Aranha, o Barão de Anhumas, então proprietário da fazenda, contratou o arquiteto Ramos de Azevedo, projetista do Teatro Municipal de São Paulo e da Catedral de Campinas, para reforma e ampliação da sede da fazenda.

Década de 20

Década de 20

Com a crise do café no início do século XX, a área foi bastante reduzida. Em 1948, o neto do Barão de Anhumas vendeu a sede e seu entorno, então com 78 alqueires, para os atuais proprietários.  Estes a transformaram em produtora de leite e gado holandês. Começaram com o gado disponível na época, que foi sendo aperfeiçoado intensamente com cruzamentos com touros selecionados. Utilizaram sempre as melhores técnicas de manejo e reprodução do gado, contando para isso com diversos veterinários e com uma parceria com a Faculdade de Veterinária da USP.

Também foram aplicadas as mais modernas técnicas para recuperação e conservação do solo, com o apoio de técnicos da CATI, IAC, ESALQ. Com tudo isso, a fazenda se tornou referência em termos de produtividade leiteira. Em 2004, a sede abrigou a mostra de decoração Campinas Decor, passando por uma revitalização. Após o evento, o casarão e seus jardins foram adaptados para acolher eventos sociais, culturais e comerciais.”

Onde: Rodovia Adhemar Pereira de Barros, km 118,5

(Fontefacebook.com/FazPaudAlho)

Comentários