Tudoem Ilhabela

Observatório Municipal de Campinas

Fonte:PMC
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Inaugurado em 1977 como “Estação Astronômica de Campinas”, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Está localizado no Distrito de Joaquim Egídio, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), a cerca de 30 km do Centro, na região conhecida como “Pico das Cabras”.

CAMPINAS: Programação de férias do Observatório continua nesta semana –  Revista RMC

Em 1992, o Observatório passou a denominar-se “Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini”, em homenagem ao astrônomo Jean Nicolini, que foi o fundador do Observatório do Capricórnio na cidade de São Paulo, em 1948.

No local é possível encontrar exposições e vídeos temáticos de astronomia e ciências, reconhecimento do céu à vista desarmada e observações ao telescópio dos astros em evidência: Saturno, Lua, aglomerados estelares, estrelas duplas e outros. Aliás, o telescópio que o público tem acesso é um dos mais possantes para os leigos.

Observatório de Campinas terá programação especial... ? Observatório  Municipal de Campinas Jean Nicolini ? BFN BR

Em caso de tempo nublado ou umidade relativa do ar acima de 70%, não ocorrem observações ao telescópio, assim como em caso de tempo chuvoso, onde são suspensas as atividades. É recomendado que sempre se leve agasalho, pois o observatório está no ponto mais alto da região, com 1.033 metros e com temperaturas mais baixas que a média da cidade.

 

Endereço: Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras Distrito de, Campinas. 

Aberto de terça a quinta-feira das 15h às 19h e às sextas e domingos das 17h às 21h.

Comentários