Festa das Nações

Promove culinária e cultura dos povos

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 26/08/2019

Notícias

Festa das Nações promove culinária e cultura dos povos em Campinas

 

Unindo novamente várias etnias e culturas, a edição 2019 da Festa das Nações em Campinas será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, na Estação Cultura. Contando com a participação de 19 países e nações refugiadas, a festividade mostrará a diversidade cultural dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato. O tradicional evento foi retomado no ano passado depois de mais de uma década sem ser realizado na cidade. No dia 31 de agosto (sábado), a festa acontece das 11h às 21h. No dia 1º de setembro (domingo), das 11h às 17h. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

A gastronomia e costumes de mais de 20 nacionalidades diferentes estarão representadas no evento, com a participação da Alemanha, Bélgica, Brasil, Chile, China, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné Bissau, Haiti, Itália, Japão, México, Nações Refugiadas, Nigéria, Países Árabes, Peru, Portugal e Reino Unido. “É uma festa que une os povos e celebra diferentes culturas. É um evento que também tem o objetivo de reforçar o ótimo relacionamento diplomático de Campinas com outros países, já que a Festa é realizada pela Prefeitura de Campinas em parceria com os consulados”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

A Festa das Nações é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Turismo, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Sanasa, Guarda Municipal, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ceasa Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A.), Samu, Banco Municipal de Alimentos da Ceasa Campinas, Departamento de Limpeza Urbana (DLU), consulados e comunidades estrangeiras.

Conforme mostrou a edição de 2018, um dos destaques da Festa das Nações é a viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos (doces e salgados) dos países participantes, com preços acessíveis de até R$ 25,00. A parte cultural não fica atrás e está recheada com várias apresentações artísticas das nações participantes, como danças, música e artes marciais, ao longo dos dois dias.

A edição do ano passado, também realizada na Estação Cultura, recebeu cerca de 15 mil pessoas durante os dois dias de festa. Na ocasião, o evento contou com a participação de 16 países. Os novos participantes em 2019 são Egito, Guiné Bissau, Nigéria e Nações Refugiadas. “Estamos muito animados por participar desta festa e pela oportunidade de mostrar um pouco das nações refugiadas, que nesta edição estarão representadas por Cuba e Venezuela. Criamos neste ano uma associação para atender Campinas e região e a Festa das Nações será o primeiro grande evento, onde apresentaremos a cultura e culinária destes dois países”, revela Grace Koon, idealizadora da Associação das Nações Refugiadas e Imigrantes.

Os alimentos arrecadados na entrada do evento serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas.

Estacionamento gratuito

A Festa das Nações terá estacionamento gratuito, com entrada pela Rua Francisco Teodoro, nº 1.050 - Vila Industrial. 

 

Serviço

Festa das Nações

 

Quando: 31 de agosto (das 11h às 21h) e 1º de setembro (das 11h às 17h)

Onde: Estação Cultura Campinas (Praça Marechal Floriano, s/nº)

Entrada: um quilo de alimento não perecível

Estacionamento gratuito: entrada pela Rua Francisco Teodoro, nº 1.050 - Vila Industrial. 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo