Operação da GM de Ficalização

28 Lojas notificadas e 24 orientadas

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 01/04/2020

Operação da GM e Fiscalização no Ouro Verde notifica 28 e orienta 24 lojas

 

A Guarda Municipal de Campinas e fiscais do Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) encerram por volta das 18h30 desta terça-feira, dia 31 de março, operação na região do Distrito do Ouro Verde para acompanhar o cumprimento das medidas da quarentena em Campinas. 

 

Durante a ação, foram realizadas 28 notificações de comércios não essenciais que ainda estavam abertos e 24 orientações a estabelecimentos que não estavam adequados às normas do decreto, como restaurantes e padarias, que podem fornecer alimentação e realizar entregas, mas não permitir consumo no local.

As operações dos serviços municipais têm como objetivo o cumprimento do decreto municipal 20.782, do dia 21 de março, que estabeleceu medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus em Campinas a partir do dia 23 de março.

A Guarda Municipal estava com um efetivo de 13 viaturas e 60 homens. O Departamento de Urbanismo da Seplurb disponibilizou 14 fiscais.

 

Campo Grande

Na manhã desta terça-feira, outra operação foi realizada no Distrito do Campo Grande. A equipe da Prefeitura constatou também 28 comércios de artigos não essenciais abertos em bairros da região. Os proprietários foram orientados a fechar, o que foi atendido prontamente. Eram estabelecimentos como sapataria e lojas de utensílios domésticos e móveis. Também foram orientados donos de 31 estabelecimentos, como padarias, lanchonetes e restaurantes, para que priorizem o serviço de entregas e sobre a proibição de consumo de alimentos nos locais.

Desde o dia 23 de março, quando o decreto entrou em vigor, até a manhã desta terça-feira, antes das operações nos Distritos, a Guarda Municipal de Campinas já havia abordado 416 estabelecimentos que descumpriram o decreto e que receberam orientação para fechar.

Pelo decreto 20.782, a determinação é fechar estabelecimentos que não prestam serviços essenciais. Inicialmente, a quarentena termina no dia 12 de abril, mas a medida pode ser prorrogada. O principal objetivo é evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade. As pessoas devem evitar sair às ruas. Trânsito de pessoas somente em casos de extrema necessidade. Apenas setores essenciais do comércio poderão funcionar, como lojas de gêneros alimentícios, farmácias e produtos de limpeza.

Quem quiser denunciar comércio aberto irregularmente ou aglomeração de pessoas, pode ligar no telefone do serviço 156 da Prefeitura Municipal de Campinas. As ocorrências serão encaminhadas para os setores de fiscalização do município. 

Informações sobre o coronavírus, orientações e medidas preventivas que estão sendo adotada em Campinas para combater a pandemia podem ser conferidas no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo