Passeata pela preservação de nascentes

Passeata pela preservação de nascentes

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 22/03/2018

No Dia da Água, alunos saem em passeata pela preservação de nascentes

Munidos de faixas e cartazes produzidos em sala de aula, um grupo de aproximadamente 100 alunos da Escola Estadual Professor Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, saiu na manhã desta quinta-feira pelas ruas centrais do distrito em caminhada para marcar o Dia Internacional da Água, celebrado neste 22 de março. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por intermédio da equipe de educação ambiental da Estação Ambiental de Joaquim Egídio.

Segundo a educadora ambiental Cláudia Esmeriz, as passeatas dos alunos da escola estadual pelo Dia da Água acontecem desde o ano de 2010 e têm por objetivo despertar na comunidade local a consciência da necessidade de valorizar e preservar os cursos de água do Planeta e, em particular, das mais de 400 nascentes existentes em Joaquim Egídio.

A caminhada estendeu-se até a Estação Ambiental, onde os alunos conheceram, por intermédio da ONG ambiental Jaguatibaia, uma maquete dinâmica que mostra a diferença entre Áreas de Preservação Permanente (APPs) preservadas e sem cobertura vegetal.

Os alunos participantes das atividades cursam os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e têm a temática da água explorada na grade curricular de disciplinas como ciências, história, redação e outras.

Dia Mundial da Água

Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordam a maneira como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

“Nossas atividades na Estação Ambiental de Joaquim Egídio vêm, há muito tempo, ao encontro do tema explorado pela ONU este ano, pois trabalhamos justamente no sentido de preservar nossos cursos de água”, diz Cláudia Esmeriz.

Segundo relatório da ONU, atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo