Aposentados e pensionistas

Primeira parcela do 13º será antecipada

Saiba Mais

EBC 13/03/2020

Primeira parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas será antecipada para abril

13/03/2020 - 09h34 Brasília 

Priscilla Mazenotti

O décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS será antecipado para abril. É aquela parcela de 50% do décimo terceiro que, normalmente, aposentados e pensionistas recebem em setembro.

Outra medida anunciada pelo grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, grupo criado pelo Ministério da Economia, é a suspensão por 120 dias da realização da prova de vida dos beneficiários do INSS. 

O grupo de monitoramento também anunciou que vai propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros dos empréstimos consignados em favor dos beneficiários do INSS e também a ampliação do prazo máximo das operações. Essa será uma proposta que deverá ser encaminhada ao Congresso e pode ser ampliada. Hoje, o beneficiário pode comprometer com empréstimos até 30% de seu salário.

Está também em estudo a possibilidade de liberar novos saques imediatos do FGTS. São aqueles saques de até 998 reais que começaram a ser liberados 2019 e terminam agora dia 31.

Da área da saúde ficou decidido que o grupo, junto com o Ministério da Saúde, vai definir a lista de produtos médicos e hospitalares importados que vão te preferência tarifária. Isso para garantir o abastecimento das unidades de saúde do país. Também serão tomadas medidas para priorizar o desembaraço aduaneiro de produtos médicos-hospitalares.

Já no âmbito da gestão pública, o governo deve publicar uma Instrução Normativa com recomendações relacionadas ao funcionamento do serviço público federal durante esse período de avanço das infecções pelo novo coronavírus, como por exemplo, o teletrabalho.

 

TAGS

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo