Tudoem Campinas
Tudoem Campinas Tudoem Campinas Tudoem Campinas

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Campinas

Segurança em Apartamentos

Fonte:Patricia Medeiros
Tudoem Campinas
Tudoem Campinas

Segurança, fator fundamental no aumento da busca por apartamentos em Campinas

 

Para muita gente, viver num apartamento é sempre sinônimo de um pouco mais de segurança, uma vez que a presença de andares, portaria e de outros moradores acaba sendo muito conveniente para quem tem receio de ter sua residência vulnerável, de frente pra rua.

 

Nesse sentido, especialmente para famílias com mulheres sendo suas chefes, ou mesmo idosos, pessoas separadas ou solteiras, além de famílias completas, mas que prezam por este estilo de residência, morar em um apartamento se configura como algum muito seguro.

 

Desse modo, este artigo visa apresentar um guia de segurança para locatários que desejam morar em apartamentos para alugar em Campinas.  Afinal, em se tratando de segurança, como locatário, suas opções para adicionar segurança são um pouquinho limitadas. Mas você pode se surpreender com o número de medidas fáceis de segurança que você pode implementar, mesmo em um grande prédio ou complexo de apartamentos.

 

Portanto, reunimos neste guia algumas dicas para ajudá-lo a entender quais problemas de segurança de apartamentos você deve considerar antes de assinar um contrato de aluguel, além de outras ações que você pode fazer depois de se mudar para garantir a sua segurança e a de sua família. Acompanhe!

 

1. Pesquise índices de criminalidade no local desejado

Seu corretor de imóveis diz isso e é verdade: tudo é localização. Antes de decidir sobre um lugar para chamar de lar, é essencial pesquisar as taxas de criminalidade da área e conversar com os moradores. Verifique sites on-line para ver o que está acontecendo na área com relação ao crime e converse com vizinhos, policiais e empresários locais para descobrir mais sobre o bairro antes de assinar na linha pontilhada.

 

2. Verifique a iluminação da sua rua

Prédios e complexos de apartamentos geralmente têm cantos escuros e inseguros, o que os torna perfeitos para pessoas que querem se esgueirar por aí (essas pessoas são chamadas de "sombrias" por um motivo). É importante saber que você está seguro nessas áreas. Observe corredores, áreas de estacionamento, depósitos, áreas de gerenciamento de resíduos, escadas, lavanderias e outras áreas comuns para obter boas câmeras de iluminação e segurança. Se possível, leve um amigo e verifique-o à noite para ter uma ideia de como tudo está iluminado e para descobrir se a área possui alguma luz de sensor de movimento.

 

3. Observe a manutenção geral

Pequenas coisas, como lâmpadas queimadas, tinta descascada ou torneiras com vazamentos podem parecer aborrecimentos facilmente corrigíveis, mas também podem ser sinais reveladores de um proprietário menos atencioso. A última coisa que você deseja é ter um grande problema de segurança - como uma trava ou janela quebrada - e ter que esperar semanas para consertá-lo. Você pode começar a avaliar a segurança do seu apartamento assim que chegar ao prédio ou complexo, procurando sinais de manutenção deficiente, como cercas quebradas, paisagismo coberto de vegetação e pintura descascada. Este é geralmente um fator muito importante para quem busca por apartamentos em Campinas. Esteja atento!

 

4. Verifique as portas de entrada e de acesso

As primeiras linhas de defesa na segurança de um locatário são as entradas, tanto no seu próprio apartamento quanto no seu prédio ou complexo. Verifique todas as entradas quanto a bloqueios seguros e medidas de segurança adicionais, como olho mágico, trava de corrente, códigos de chave, câmeras e desbloqueio remoto. Pergunte ao síndico e/ou ao zelador com que frequência as chaves e códigos de chave são alterados. Você não quer correr o risco de um ex-inquilino ter acesso ao seu apartamento em Campinas.

 

5. Verifique as janelas

Se as portas são sua primeira linha de defesa, as janelas são sua segunda. Verifique se há travas robustas e fáceis de usar nas janelas, especialmente se você estiver no térreo. Certifique-se de que as janelas estejam seguras do lado de fora e tente pensar como um ladrão: você poderia entrar no seu apartamento por uma janela? Também fique de olho em todas as janelas com fechaduras por perto, pois os invasores podem facilmente quebrar uma janela e abrir uma fechadura de seu apartamento em Campinas.

 

6. Considere as saídas de emergência

Por mais importante que seja proteger seu apartamento contra roubo, a segurança também é garantir que você possa sair em caso de emergência. Procure os planos publicados de fuga a incêndio e, se estiver próximo do nível do solo, verifique se as janelas podem abrir facilmente. Verifique se há detectores de fumaça e monóxido de carbono em funcionamento.

 

7. Conheça seus vizinhos

Conhecer seus vizinhos é como ter câmeras de segurança inteligentes em todo o prédio: quando os vizinhos se conhecem, é mais provável que estejam atentos a atividades suspeitas na área e avisem os outros se virem algo suspeito. Preste atenção nas pessoas do seu complexo que você acha que gostaria de conhecer e inicie conversas com elas em áreas comuns de seu apartamento em Campinas.

 

8. Invista em um cofre

Só porque alguém pode entrar no seu apartamento não significa que ele possa carregar todas as suas coisas. Um cofre forte é um bom impedimento, não apenas para assaltantes, mas também para companheiros de quarto bisbilhoteiros e hóspedes menos confiáveis. Guarde dinheiro, joias, armas de fogo, relíquias, documentos importantes e outros objetos de valor no seu interior e converse com seu locador sobre prendê-lo na parede ou no chão para segurança máxima.

 

9. Instale um sistema de segurança

A abertura de furos nos apartamentos é geralmente desaprovada, muitos locatários acham que o sistema de segurança de seus apartamentos não pode se estender além de uma pirâmide de latas empilhadas na frente de sua porta. Felizmente, não é esse o caso. Os sistemas de alarme sem fio usam adesivo para fixar os sensores de porta e janela e você pode usar o smartphone para monitorar. Muitos sistemas de segurança para apartamentos também vêm com alarmes independentes para alertá-lo sobre quaisquer problemas e espantar intrusos. Um bônus adicional: ter um sistema de segurança pode obter tarifas mais baixas no seguro do locatário.

 

 

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

 

 

Autor

Tudoem

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas

sac@campinas.sp.gov.br

http://www.campinas.sp.gov.br/

Comentários

Melhores Fotos em Campinas

  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas

Siga-nos

Voltar ao Topo