Aleitamento materno

Atividade celebra mês de conscientização

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 05/08/2020

Atividade virtual celebra mês de conscientização do aleitamento materno

 

 

05/08/2020 - 12:10

 

Com o lema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde,  programou uma série de atividades virtuais para celebrar o Agosto Dourado – mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Por meio de mensagens em redes sociais, fórum, seminário e Hora do Mamaço, o objetivo é reforçar a ideia de que o leite materno é o alimento mais completo do mundo e, mesmo durante a pandemia, esse momento de cuidado entre a mamãe e o bebê é fundamental.

A Hora do Mamaço é uma programação nacional, da qual Campinas faz parte. O evento teve início no dia 1º de agosto e se estende até o próximo dia 7. Par fazer parte das atividades, as interessadas devem acessar a programação no Facebook, no link https://m.facebook.com/events/304933080702221?view=permalink&id=308744850321044. Para ter as fotos publicadas na página oficial do evento, é necessário assinar um termo de autorização do uso da imagem.

A abertura da programação local ocorre no dia 19 de agosto, a partir das 14h, quando será realizado o Fórum Virtual de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas – Amamentação e Introdução Alimentar. 

Entre os assuntos que serão discutidos estão “Impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de doenças crônicas na infância e na adolescência”; “Estímulos e desestímulos ao aleitamento materno”; “Métodos de introdução alimentar – prós e contras”; e “Aleitamento materno como eixo temático do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC)”.

Durante todo o mês, a programação do Agosto Dourado em Campinas inclui também a participação das unidades de saúde da rede municipal que trabalham o tema com suas equipes, profissionais e mães. 

Este ano, devido à pandemia, além do atendimento normal das gestantes, puérperas e recém-nascidos nas unidades, as equipes dos Centros de Saúde estão enviando às pacientes mensagens via redes sociais com dicas e depoimentos sobre a importância do aleitamento materno. Agentes de saúde podem, ainda, visitar em casa as pacientes com dificuldades para amamentar, se for o caso. 

No dia 27 de agosto, às 15h, o professor José Martins Filho é o convidado para encerrar a programação oficial, com uma live sobre “Amamentação para um Planeta Saudável”. Os endereços de acesso à live serão divulgados oportunamente.

“O aleitamento materno proporciona uma vida mais saudável aos bebês, diminuindo o risco de doenças crônicas, alergias e infecções, além dos benefícios nutricionais e emocionais para as mulheres e seus filhos. Mesmo em tempos de Covid, a amamentação não deve parar”, afirma Tânia Maria de Cássia Marcucci Oliveira, coordenadora  da área técnica da criança e do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde.

Oliveira lembra, ainda, a relação existente entre o aleitamento materno e a segurança alimentar, uma vez que o produto é gratuito e muitas famílias passam por dificuldades financeiras devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus.

De acordo com a coordenadora, o atendimento às gestantes (pré-natal) e aos recém-nascidos (acompanhamento e vacinação) continua normal nos centros da saúde com o objetivo de manter reduzidos os índices de mortalidade materna e infantil na cidade.

SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 e acontece entre os dias 1º a 7 de agosto. Este ano, com o tema "Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável", a ideia  é mostrar que o ato significa cuidar do planeta porque o leite materno já está pronto, não gera resíduos, e nem demanda preparo. Evita desperdícios e não requer logística, reduzindo a pressão por áreas de pastagens e a emissão de gases tóxicos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo