Jardim Filtrante é tema de oficina verde

Jardim Filtrante é tema de oficina verde

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 26/03/2018

Rural: instalação de Jardins Filtrantes é tema de oficina do Verde

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), em parceria com a Embrapa Instrumentação (São Carlos), realiza nesta quarta-feira, 28 de março, a "4ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais. A atividade ocorre das 8h30 às 12h30, no Sítio Santa Luzia, no Descampado.

Esta nova etapa do Programa marca o fomento de um novo sistema de tratamento de esgoto sanitário, ou seja, a instalação e operação de jardins filtrantes (Modelo da Embrapa), tecnologia complementar ao saneamento básico na área rural, que visa destinar adequadamente o esgoto (águas cinzas) proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões e detergentes.

De forma simplificada, as águas cinzas, separadas das águas negras (dos vasos sanitários), são levadas para um pequeno tanque com brita, areia e plantas. Por sua vez, as plantas indicadas agem como absorventes de nutrientes e contaminantes.

De acordo com o secretário da SVDS, Rogério Menezes, está prevista a abertura de licitação, em 2018, para aquisição e entrega de 100 unidades de Fossas Sépticas Biodigestoras (FSB Modelo Embrapa), através do PROAMB (Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente). “Nosso objetivo é adequar o esgotamento sanitário das propriedades rurais inscritas no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA Água", explica Menezes.

A atividade desta quarta é mais uma ação do Programa de Saneamento Rural Sustentável, instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB (Decreto Municipal nº 18.199/13, disponível em http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-saneamento-basico.php), que busca atender a população rural no que se refere ao saneamento básico, com destaque para ações de adequação do esgotamento sanitário e conservação do solo e da água.

Programa

As primeiras etapas do Programa já adequaram o esgotamento sanitário de 59 domicílios situados em áreas rurais de Campinas, contemplando a doação de 34 FSBs modelo Embrapa, 15 Biodigestores, e 10 Jardins Filtrantes, além da capacitação de mais de 50 produtores rurais.

Mais informações sobre o PSA Água de Campinas podem ser obtidas pelos seguintes links:

http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/pagto-serv-ambientais.php http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/cdpsa.php.

SERVIÇO

DIA DE CAMPO

4ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais

Dia: 28/03/2018

Horário: 08:30 às 12:30 horas

Local: Sítio Santa Luzia - Descampado - Campinas-SP

Programação:

08:30 - Apresentação do Programa Saneamento Rural Sustentável

Engº. Geraldo Andrade - SVDS

08:40 - Jardim Filtrante: tecnologias sociais para tratamento de esgoto sanitário em propriedades rurais.

Engº. Carlos Renato Marmo - Embrapa Instrumentação

09h00 - Montagem de Unidades Pilotos de Jardim Filtrante com os participantes

Luis Aparecido de Godoy - Embrapa Instrumentação

Parceria:

Embrapa Instrumentação

Apoio:

Conselho Diretor do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI Campinas

Sindicato Rural de Campinas e Região - SRC

Contato: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental - CPGA/SVDS - (19)2116-8487 geraldo.neto@campinas.sp.gov.br

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo