Mídia Digital: Entenda o Que é

Tipos e como usar no seu negócio

Saiba Mais

Puranjay Singh 03/09/2020

Aprenda a psicologia das redes sociais

Mídia Digital: Entenda o Que é, os Tipos e Como Usar no Seu Negócio

 

 

 

 

 

 

Você não pode escapar mais.

A mídia social está comendo o mundo.

O Facebook sozinho tem mais de 1,5 bilhão de usuários - quase 50% de toda a população da Internet .

Jogue no LinkedIn, Twitter, Pinterest, Instagram e redes sociais específicas de regiões e você terá dificuldade em encontrar alguém que esteja online, mas não nas redes sociais.

  1. O que levou ao surgimento dessas redes sociais? 
  2. Que tipo de pessoa eles atraem?
  3. Qual é a sua psicologia? 
  4. Que tipo de conteúdo eles gostam de consumir? 
  5. E o mais importante para blogueiros e profissionais de marketing - o que funciona e o que não funciona nas redes sociais ?

Faremos um mergulho profundo em todas essas questões e muito mais neste artigo. Você obterá os dados mais recentes sobre a demografia das redes sociais, bem como pesquisas inovadoras sobre como as redes sociais estão mudando a maneira como nos comunicamos e compartilhamos.

Boa leitura.

Dados demográficos de mídia social

Nem todas as redes sociais são construídas da mesma forma . Alguns têm um público feminino esmagador, enquanto outros atraem adolescentes e jovens universitários.

Aqui está o que você deve saber sobre os principais dados demográficos para redes sociais populares:

Facebook

O Facebook se tornou a 'base' para a maioria das pessoas online. Embora possam ou não usar outras redes, a maioria mantém uma presença no Facebook. E embora o alcance orgânico das páginas tenha quase se estabilizado, ainda é uma rede importante para desenvolver seguidores (desde que seja onde seu público-alvo se encontre).

  • Popular: usado por 72% de todos os usuários adultos da Internet na América.
  • Mais mulheres usuárias: 77% das mulheres online estão no Facebook.
  • Público mais jovem: 82% de todos os usuários online entre 18 e 29 estão no Facebook
  • EUA (14%), Índia (9%) e Brasil (7%) formam os três maiores mercados.

 

Twitter

O fluxo rápido de 'fluxo de informações' do Twitter atrai um público que é mais jovem e é principalmente urbano / semi-urbano.

  • Mais jovem: usado por 37% de todos os usuários on-line entre 18 e 29 anos.
  • Educado: 54% dos usuários têm curso superior ou alguma experiência universitária.
  • Mais rico: 54% dos adultos online que ganham mais de R$150.000,00 estão no Twitter.

No geral, 23% dos adultos online estão no Twitter.

 

Instagram

O Instagram recentemente ultrapassou o Twitter para se tornar a segunda maior rede social . A Pew estima que 26% de todos os adultos online estão no Instagram nos Estados Unidos.

  • Mais mulheres do que homens: 29% de todas as mulheres online estão no Instagram, contra apenas 22% de todos os homens.
  • Incrivelmente mais jovem: 53% de todos os jovens de 18 a 29 anos estão no Instagram.
  • Menos escolaridade: apenas 24% dos usuários do Instagram são graduados universitários, enquanto 31% têm alguma experiência universitária - adequado já que seu público é muito mais jovem.

 

Google+

Nota: o Google+ está oficialmente morto e não está mais disponível. Ah, o que poderia ter sido!

O Google+ é uma fera misteriosa. É onipresente, mas não atrai nem um décimo da atenção como Instagram ou Facebook. Alguns comerciantes juram por ele , enquanto outros estão ocupados proclamando sua morte.

Uma coisa é certa: o Google não desiste. Com a atualização de 17 de novembro, o Google+ foi completamente remodelado . Espere que o Google impulsione essa plataforma ainda mais, o que significa que blogueiros empreendedores têm a ganhar muito com isso.

Os dados demográficos do Google+ são um pouco difíceis de descobrir, já que o Google raramente divulga números de uso. Também há muita disparidade entre o total de membros e usuários ativos. Como o Google exigia a assinatura do Google+ para postar comentários no YouTube até alguns meses atrás, muitas pessoas se inscreveram sem realmente usar a plataforma.

Com base nos dados existentes, aqui está o que sabemos sobre o Google+ agora:

  • Mais homens: 24% de todos os homens online são usuários ativos do Google+. Para as mulheres, esse número é de 20%.
  • Usuários mais jovens: 27% de todos os jovens de 16 a 24 anos on-line são membros ativos do Google+. Em contraste, apenas 18% e 14% das pessoas de 45-54 e 55-64 anos estão ativas no Google+ no momento.
  • Grande base de usuários fora dos EUA: apenas 55% dos usuários do Google+ são americanos. 18% são indianos e 6% são brasileiros. Uma razão para essa base de usuários internacionais é a popularidade do Android fora dos Estados Unidos (já que o Google+ está embutido no Android).
  • Distribuição uniforme da renda: de acordo com o GlobalWebIndex.net, 22% das pessoas entre os 25% mais pobres estão no Google+. Para os 25% com maior renda, esse número é de 24%, enquanto para os 50% com renda média, esse número é 23%. Isso significa que quase todos os níveis de pessoas com renda são representados quase igualmente no Google+.

 

Pinterest

A natureza visual do Pinterest torna-o uma ferramenta de marketing fantástica para empresas B2C. E tem o potencial de direcionar uma grande quantidade de tráfego para o seu blog se você tiver uma estratégia sólida e investir tempo para aumentar o seu público .

Aqui está o que você deve saber sobre seus dados demográficos:

  • Predominantemente feminino: 42% de todas as usuárias online estão no Pinterest, contra apenas 13% dos homens.
  • Público mais velho: 72% do público do Pinterest tem 30 anos ou mais. Apenas 34% têm entre 18 e 29 anos. Significativamente, 17% têm mais de 65 anos.
  • Distintamente suburbanos: os usuários suburbanos e rurais formam a maior parcela - 29% e 30%, respectivamente. Isso é muito diferente de outras redes nas quais os usuários urbanos governam.
  • Renda mais alta: devido à idade média mais alta, os usuários do Pinterest também têm uma renda disponível mais alta, com 64% de todos os adultos ganhando mais de US $ R$150.000,00 no Pinterest.

 

LinkedIn

O site de relacionamento profissional atrai um público mais velho, em grande parte urbano, mais rico e mais instruído.

  • Idosos: apenas 23% dos usuários têm entre 18 e 29 anos. 21% têm mais de 65 anos e 31% têm entre 30 e 49 anos.
  • Urbano: Número muito limitado de usuários rurais - apenas 14%. 61% são urbanos ou suburbanos.
  • Mais rico: 75% dos usuários ganham mais de R$150.000,00.
  • Altamente instruído: 50% dos usuários do LinkedIn são graduados universitários. Outros 22% têm alguma experiência universitária.

 

Snapchat

O Snapchat é a rede social mais nova dessa lista, mas também uma das que mais cresce. Aqui está o que você precisa saber sobre seus dados demográficos:

  • Dominado por mulheres: 70% dos usuários do Snapchat são mulheres.
  • Predominantemente jovem: 71% dos usuários têm menos de 25 anos.
  • Renda limitada: 62% ganham menos de R$150.000,00 - apropriado dada a idade média dos usuários do Snapchat.

Principais conclusões

Aqui está o que você deve aprender com todas essas estatísticas:

  • Se você tem como alvo usuários mais jovens, opte pelo Instagram, Twitter e Snapchat.
  • Se você tem como alvo mulheres com renda disponível, vá para o Pinterest.
  • Para profissionais com melhor educação e renda, use o LinkedIn.
  • Para todos, vá com o Facebook.

Também ajuda a notar que 70% dos usuários fazem login no Facebook diariamente, enquanto apenas 13% fazem login no LinkedIn todos os dias. Lembre-se disso ao adaptar sua programação de marketing.

A psicologia dos sites de redes sociais

Conhecer os dados demográficos de sua rede social de destino ajuda, mas é muito mais importante entender como os usuários realmente abordam cada rede.

Acontece que o quão aberta / fechada é uma rede e que tipo de conteúdo domina seus 'feeds' desempenham um papel crucial na determinação do comportamento de seus usuários.

Vejamos algumas dessas redes com mais detalhes. Cobriremos o Facebook, Twitter e Pinterest porque são os mais relevantes para os blogueiros. LinkedIn e Instagram, embora imensamente populares, não são tão propícios ao marketing.

A psicologia dos usuários do Facebook

O Facebook é uma rede 'fechada' em que sua lista de amigos geralmente se limita a familiares, amigos e conhecidos que você conheceu na vida real. A privacidade é uma grande preocupação para os usuários do Facebook, e todas as postagens são privadas por padrão.

Em última análise, isso afeta a maneira como os usuários interagem entre si e com as empresas no Facebook.

De acordo com um estudo da Pew Internet :

  • Os usuários do Facebook são mais confiantes (já que a rede está fechada).
  • Os usuários do Facebook têm relacionamentos mais próximos. A Pew descobriu que usuários pesados ??da plataforma são mais propensos a ter um número maior de relacionamentos próximos.
  • Os usuários do Facebook são politicamente engajados e ativos.

Ao mesmo tempo, o uso intenso do Facebook tem sido associado à autopercepção negativa . Quando você vê seus amigos levando uma vida (aparentemente) mais feliz, isso pode afetar seu senso de autoestima.

Muitos estudos também relacionam o papel do Facebook na formação da identidade. A falta de anonimato junto com a presença de amigos próximos / familiares significa que sua identidade FB provavelmente espelhará sua identidade no mundo real. Ou seja, se você gosta de Bon Jovi e de filmes de terror na vida real, há uma boa chance de que você também goste deles no Facebook.

Como isso afeta seu marketing

  • A natureza confiante dos usuários do Facebook é boa para os negócios, pois os usuários são mais propensos a confiar em uma afirmação se ela aparecer em seu feed.
  • A lista de curtidas de um usuário do Facebook é uma boa indicação de suas curtidas no mundo real. Assim, se alguém gosta de X , você terá um trabalho fácil promovendo o mesmo para essa pessoa.
  • Histórias positivas e edificantes que combatem problemas de autopercepção negativa podem funcionar muito bem no feed.

A psicologia dos usuários do Twitter

Por que as pessoas seguem e retuítam o que fazem?

Esta é uma questão que deixou perplexos profissionais de marketing e pesquisadores durante anos.

Ao contrário do Facebook, entender os usuários do Twitter não é tão fácil. A falta de uma identidade coesa e de uma rede estruturada significa que um usuário no Twitter pode ser qualquer pessoa e qualquer coisa .

Um psicólogo relaciona o uso do Twitter ao narcisismo e à necessidade de autovalidação. Neurologicamente, o Twitter oferece 'recompensas intermitentes' que iluminam parte do cérebro do loop esforço-recompensa . Ou seja, as poucas 'recompensas' (retuítes, favoritos, respostas ou ler um tweet engraçado) que você vê em seu feed compensam o esforço de passar por centenas de tweets.

Para entender por que as pessoas compartilham ou seguem no Twitter, pesquisadores da Georgia Tech e UMichigan analisaram mais de 500 milhões de tweets em 15 meses. Eles descobriram que os três maiores motivos pelos quais as pessoas compartilham / seguem no Twitter são:

  • Sobreposição de rede: sua rede é semelhante à rede de seus seguidores.
  • Proporção de RTs de tweet do usuário: O número de tweets em relação ao número de RTs para um usuário.
  • Conteúdo informativo: quanto mais informativo for o conteúdo, melhor.

 

Como isso afeta seu marketing

  • É crucial obter o tipo certo de seguidores. Em vez de "qualquer" seguidor, tente conseguir seguidores que tenham algo em comum com as pessoas que você segue.
  • Lembre-se da proporção tweet-RT - retweeters intensos têm maior probabilidade de compartilhar seu conteúdo.
  • O conteúdo informativo supera o conteúdo autopromocional.
  • De acordo com Cornell , usar a mesma linguagem de seu público-alvo e imitar as manchetes de notícias com brevidade e foco ajuda a obter mais compartilhamentos.

A psicologia do Pinterest

“Os painéis do Pinterest são como colagens de felicidade pessoal de seus usuários”.

Esta citação do Dr. Christopher Long, da Ouachita Baptist University, captura perfeitamente a essência do Pinterest.

Ao contrário do Facebook, que traça o “gráfico de interesse” do usuário, o Pinterest traça o “gráfico de desejo” do usuário. Os usuários do Pinterest nem sempre fixam coisas que têm ou gostam; eles fixam coisas que querem e desejam .

De acordo com um estudo, os painéis de uma pessoa no Pinterest representam seu “eu ideal”. Ou seja, é uma representação de tudo o que o usuário gostaria de ser ou ter. Isso se opõe ao Facebook, que representa o “eu real” do usuário.

É por isso que o mundano e o alcançável não ganham muito amor no Pinterest; isso é algo que os usuários podem comprar ou criar facilmente. Coisas e imagens extraordinárias e caras que representam uma identidade desejada (“artista”, “designer criativo”, etc.), por outro lado, são mais compartilhadas.

Como isso afeta seu marketing

  • Jogue com o “eu ideal” - compartilhe imagens que representem como seus seguidores querem ser, não o que eles já são.
  • Imagens exóticas funcionam. Não coloque uma foto da Disneylândia - é algo que muitas pessoas já viajaram. Em vez disso, coloque uma foto das estepes da Mongólia ou Angkor Wat - algum lugar para onde as pessoas desejam viajar.
  • Compartilhe imagens que representem a identidade desejada pelo público. Por exemplo, se seus seguidores se consideram 'artistas', compartilhe imagens que enfatizem a identidade artística.

O que você pode aprender com esta postagem

O marketing de mídia social é um osso duro de roer. Diferentes redes sociais favorecem diferentes tipos de interação. A menos que você gaste uma quantidade substancial de tempo em uma rede social para realmente entender seu DNA, você terá dificuldade em ter sucesso nisso.

Para começar, no entanto, lembre-se do seguinte:

  • Em vez de se anunciar em todas as redes, escolha a rede cujos dados demográficos correspondem aos de seu público-alvo.
  • A positividade sempre vence - a menos que você esteja deliberadamente tentando criar polêmica (não é uma boa opção para a maioria dos negócios que não são da mídia).
  • Regras de conteúdo: conteúdo informativo no Twitter e LinkedIn, conteúdo aspiracional no Instagram e Pinterest, conteúdo divertido / positivo / edificante no Facebook.

 

Puranjay Singh

Puranjay é escritor, blogueiro e profissional de marketing de conteúdo. Ele adora ajudar as empresas a obter leads e aumentar o tráfego por meio do marketing de conteúdo. Você pode ver mais de seu trabalho em GrowthPub.com .

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