Sanasa no fórum Mundial da Água

Sanasa no fórum Mundial da Água

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 20/03/2018

Sanasa apresenta temas sobre saneamento no Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março, a Sanasa está presente no 8° Fórum Mundial da Água, em Brasília, considerado o maior evento que discute a utilização dos recursos hídricos. Este fórum, que acontece pela primeira vez no Brasil, conta com a participação da Sanasa por meio da apresentação de trabalhos técnicos e de um estande, em conjunto com o Consórcio PCJ, Saae de Atibaia e DAE de Jundiaí.

Para abrir o ciclo de apresentação de trabalhos técnicos, o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, falou sobre Universalização do Saneamento. Ele destacou que, não só a universalização, mas também o projeto de redução de perdas de água na distribuição integra os desafios dessa área. “Em comparação com a média do estado de São Paulo, que é de 38%, a Sanasa possui índice de perdas de 19,2%, ou seja, inferior a essa média”, comparou Romêo. Na ocasião, ele também ressaltou o projeto 300% do governo Jonas Donizette, que compreende 100% de Abastecimento de água,  100% de tratamento de esgoto e 100% de coleta e afastamento de esgoto. As ações da Sanasa para enfrentar o período de escassez hídrica e as estratégias utilizadas para readequar a nova realidade ainda foram ressaltados durante a apresentação do presidente. “A Sanasa vem investindo em obras de saneamento que visam avançar ainda mais na área do saneamento", disse.

Na sequência, a coordenadora da Epar, Renata de Gasperi, fez uma abordagem sobre a água de reúso e seus múltiplos usos. A Epar, de acordo com ela, utiliza a tecnologia de membranas de ultrafiltração em seu processo de tratamento de esgoto, na qual não faz uso de produtos químicos, resultando em uma água com 99% de pureza. “Hoje, a Epar tem capacidade para tratar em torno de 300 a 310 litros por segundo. Com a ampliação desta estação, será possível tratar mais 180 litros por segundo”, destacou Renata durante a apresentação. 

A gerente de Integração e Desenvolvimento Tecnológico, Adriana Isenburg, falou sobre o Plano de Segurança da Água (PSA), evidenciando a preocupação da Sanasa com a qualidade da água que é distribuída na cidade de Campinas. O PSA visa garantir a qualidade da água para consumo humano desde a captação até a torneira do consumidor. “O tema da qualidade da água é importante para a Sanasa que sempre se mostrou preocupada em desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Adriana. O PSA/Sanasa foi inserido no Plano Municipal de Saneamento Básico de Campinas, em atendimento à Lei Federal 11.445/2007, que é acompanhado anualmente. 

O projeto da gerente Adriana Isenburg também foi apresentado em formato de painel, juntamente com representantes do Saae de Atibaia e o DAE de Jundiaí, no estande do Consórcio PCJ, que tem a Sanasa como patrocinadora. Em um espaço de 54 metros quadrados, o estande foi idealizado a partir do conceito de sustentabilidade e conta com um mini auditório, um espaço para reuniões informais, um mini estúdio e ainda um espaço para café com telão interativo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo