Ciência para Redução de Desigualdades

Semana Municipal de C&T

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 16/10/2018

Ciência para Redução de Desigualdades é tema da Semana Municipal de C&T

Foi realizada em Campinas na manhã desta terça-feira, 16 de outubro, a abertura oficial da 6ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em conjunto com a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben. A Semana teve início nesta segunda-feira, 15 de outubro, e vai até o próximo domingo, 21.

A Semana Nacional é promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O tema deste ano, também adotado pela Semana Municipal de Campinas, é a “Ciência para redução das desigualdades”. A pauta permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

Representando o prefeito Jonas Donizette na abertura oficial da Semana, o secretário André von Zuben destacou que o objetivo é expandir o alcance do conhecimento científico no município. “A Semana é importante para popularizar a Ciência e Tecnologia para o público em geral, em especial para as crianças, adolescentes e jovens. Este trabalho é feito com a participação de várias instituições, entre universidades, centros de pesquisas e empresas, que abrem suas portas para que os estudantes possam participar de ações com uma linguagem acessível e com experimentos que estimulem a curiosidade e os motivem a discutir as implicações sociais da Ciência”, destacou André von Zuben, que é o autor da lei que instituiu a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade, em 2013.

A programação da Semana Municipal envolve oficinas, palestras, visitas monitoradas, entre outras atividades nas principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Campinas e outras organizações apoiadoras. Nesta quarta-feira, 16 de outubro, com a participação de alunos da rede municipal de ensino, estão acontecendo atividades no CTI, Unicamp, PUC-Campinas, Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, Observatório Municipal de Campinas - Jean Nicolini e Informática de Municípios Associados S/A (IMA). Mais informações e a programação completa da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas podem ser encontradas no site www.semanacet.campinas.sp.gov.br.

A Semana Municipal é uma realização do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.

A abertura oficial no CTI nesta quarta-feira contou com uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as falas das autoridades que fizeram parte da mesa de cerimônia. Além do secretário André von Zuben, a mesa foi composta pelo diretor substituto do CTI, Rogério Winter, do secretário executivo da Facti (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação), Alexandre Cândido de Paulo, e do diretor adjunto do Instituto Federal de São Paulo, Marcelo Garcia Bonfim.

Campinação

Assim como no ano passado, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação conta com o “Campinação”, que é uma disputa por meio de projetos realizados pelos alunos dos ciclos II (4º e 5º anos) e IV (8º e 9º anos) das escolas municipais inscritas. As três equipes vencedoras de cada ciclo levarão como prêmio um kit pedagógico de robótica para as escolas que estão representando e receberão um estudo do meio para conhecer uma ICT participante da semana. As finais acontecem na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, na sede do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas.

As instituições participantes da Semana Municipal são: Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Ecobrinquedoteca, Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, Informática de Municípios Associados (IMA), Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC), Instituto de Geociências da Unicamp (IG), Grupo de Educadores Google (GEG Campinas), Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e Planetário (MDCC), Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, PUC-Campinas, Aeroporto Internacional de Viracopos, Teatro IMA Cultural e 3S Projetos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo