Tudoem Campinas
Tudoem Campinas Tudoem Campinas Tudoem Campinas

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Campinas

Jogos virtuais e o suicídio de jovens

Fonte:Prefeitura Municipal de Campinas
Tudoem Campinas
Tudoem Campinas

Jogos virtuais e o suicídio de jovens são tema de palestra em Campinas

Cerca de 120 pessoas participaram de uma palestra realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal na última terça-feira, dia 30 de outubro, que discutiu a relação entre jogos virtuais e suicídio na infância e na adolescência. Os palestrantes, os escritores e psicanalistas franceses Jean-Marc Bouville e Marlene Iucksch abordaram os perigos do uso da internet e sua relação com o aumento de suicídios entre os jovens.

A ação foi promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). Esta foi a segunda vez que os psicanalistas estiveram em Campinas para falar sobre o tema.

No evento, eles falaram um pouco sobre uma obra que fizeram sobre o tema, além de abordar a experiência francesa no auxílio a jovens suicidas ou em risco de tentativa e analisar o papel das políticas públicas de prevenção e tratamento.

A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira afirmou que o suicídio está entre as maiores causas de morte entre adolescentes e jovens no mundo. Segundo ela, este é um fenômeno preocupante porque nesta era de uma sociedade mais líquida e rápida os jovens perdem conexões relacionais. “Nossos jovens estão se tornando cada vez mais inseguros, o consumismo impõe exigências e padrões, de beleza, financeiro e sociais, mutias vezes impossíveis de se alcançar. Isso coloca uma pressão enorme em nossos jovens, em uma época ainda de construção de suas identidades”.

De acordo com ela, falar sobre esse assunto e incentivar o engajamento de profissionais e da família na atenção aos sinais propensos ao suicídio é de extrema importância. “Nossa secretaria tem como um dos pontos fundamentais os direitos humanos e, dentro deste segmento, a juventude. Precisamos construir uma cultura de paz para que os conflitos sejam reduzidos e para que a educação para a paz seja trabalhada nas famílias de forma a reduzir impactos negativos no desenvolvimento dos jovens. Debater isso com profissionais e estudiosos é essencial”.

O coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Felipe Gonçalves contou que a palestra foi objetiva e teve a participação de profissionais de diversas secretarias e entidades. “Foi uma continuidade do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, e uma oportunidade de discutir políticas públicas contínuas para jovens. A ideia foi trocarmos ideias e experiências entre Brasil e França para poder pensar em políticas do tipo para Campinas”.

Os palestrantes trouxeram sua experiência para compartilhar com cerca de 120 participantes. Redator-chefe da Revue de l’Enfance et de l’Adolescence, revista do GRAPE – na França, Jean-Marc Bouville é psicanalista e professor em Ciências Sociais. Já Marlene Iucksch é especializada em psicologia clínica e relações familiares, atua na rede psiquiátrica e de Brasil.

Autor

Tudoem

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas

sac@campinas.sp.gov.br

http://www.campinas.sp.gov.br/

Comentários

Melhores Fotos em Campinas

  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas

Siga-nos

Voltar ao Topo