Tudoem Campinas
Tudoem Campinas Tudoem Campinas Tudoem Campinas

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Campinas

Cuidados com a Black Friday

Fonte:Prefeitura Municipal de Campinas
Tudoem Campinas
Tudoem Campinas

Procon alerta sobre cuidados do consumidor com a Black Friday

O Procon de Campinas disponibilizou em sua página um informativo chamando a atenção do consumidor sobre aspectos importantes a serem levados em conta antes de comprar nas promoções de Black Friday, que já movimentam o comércio. O material pode ser acessado em www.procon.campinas.sp.gov.br. A finalidade é que o consumidor não seja enganado ou tenha problemas com as compras.

Além de dicas importantes antes das compras, o informativo do Procon traz também os direitos do consumidor após a aquisição. Situações envolvendo desistência de compras feitas em lojas virtuais, o chamado “direito de arrependimento”, a troca, o que fazer se o produto recebido estiver com defeito, ou se o produto comprado não for entregue, são alguns dos temas abordados.

"A preocupação é alertar o consumidor", afirma a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo. “Mas, também, estamos à disposição caso ele (consumidor) encontre alguma irregularidade no dia da promoção. Para isso, disponibilizamos o telefone 151 e os postos de atendimento para registro de denúncias, que serão analisadas e encaminhadas à equipe de fiscalização, que irá averiguar infrações ao Código de Defesa do Consumidor”, continua.

O Procon de Campinas também disponibiliza o site www.procon.campinas.sp.gov.br e o aplicativo (para IOS e Android) para registro de denúncias. Os consumidores podem enviar e anexar fotos comprovando eventuais irregularidades ou situações que desconfiem estar irregulares para análise dos técnicos.

Fique atento

A dica principal para boas compras nas promoções é comparar os preços do produto desejado entre lojas físicas e virtuais. Os preços praticados, inclusive pelo mesmo estabelecimento, podem ser diferentes, por isso é importante pesquisar preços.

No caso de compra na Internet, é fundamental analisar se o site possui alguma loja física para eventuais problemas, anotando endereço e telefones para contato e os dados cadastrais da empresa, especialmente o CNPJ.

Pesquisar no Procon se o site ou a comércio físico possui reclamações de consumidores é outra dica que pode ajudar na decisão de fechar o negócio. Salvar imagem da propaganda veiculada com a promoção pode ajudar em eventuais problemas.

A garantia estendida, comercializada por várias lojas, quando oferecida, deve ser uma opção ao consumidor, que não é obrigado a contratá-la. Se a compra se der no ambiente virtual, o Procon alerta para evitar realizar depósitos bancários em nome de pessoa física e em caderneta de poupança. Os sites costumam trabalhar com pagamento eletrônico por meio de cartão de crédito e/ou débito ou boleto bancário, por isso é importante ler a política de privacidade do site e verificar se utiliza um sistema de pagamento protegido.

Outro aspecto fundamental é a política de troca de produtos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos comerciais não estão obrigados a  trocar produtos, mas nada os impede de oferecer a troca por liberalidade, devendo informar claramente ao consumidor as condições dessa troca. 

Nas compras pela Internet, o consumidor pode arrepender-se da compra do produto em até sete dias após seu recebimento ou assinatura do contrato. Para desistir não é necessário apresentar qualquer justificativa, basta fazê-lo no prazo legal. Importante mencionar que o direito de arrependimento não se confunde com a política de troca. O arrependimento significa cancelar a compra; e a política de troca, a possibilidade de trocar o produto adquirido, quando oferecida essa possibilidade.

Mesmo tomando todas as precauções na compra, se o consumidor ainda tiver algum problema pode procurar diretamente a loja, fisicamente ou pelos canais de atendimento ao consumidor, e buscar uma solução ou recorrer a ajuda dos órgãos de defesa dos consumidores.

Para saber mais sobre como se proteger de problemas nas promoções da Black Friday, consulte o guia de orientações no Procon Campinas, no site www.procon.campinas.sp.gov.br.  Nesse endereço também é possível verificar os locais de atendimento do órgão em Campinas e registrar denúncias e reclamações.

O consumidor que precisar de orientação também pode contar com o telefone 151.

Autor

Tudoem

Prefeitura Municipal de Campinas

Prefeitura Municipal de Campinas

sac@campinas.sp.gov.br

http://www.campinas.sp.gov.br/

Comentários

Melhores Fotos em Campinas

  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas
  • Tudoem Campinas

Siga-nos

Voltar ao Topo