Dia Internacional Contra a Corrupção

Campinas adere a Estratégia Nacional

Saiba Mais

Prefeitura de Campinas 09/12/2019

Dia Internacional Contra a Corrupção: Campinas adere a Estratégia Nacional

 

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Controle, participa da Estratégia Nacional de Prevenção a Fraude e a Corrupção, uma união de esforços de vários órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, cujo principal objetivo é mobilizar as instituições de controle e gestores públicos em todo o país para minimizar a corrupção e fazer com que as instituições públicas brasileiras cheguem ao padrão de ocorrência de fraude e corrupção compatíveis com os de países desenvolvidos. Hoje, 9 de dezembro, é o Dia Internacional do combate à Corrupção.

A iniciativa é idealizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM), o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e o Instituto Rui Barbosa. 

Campinas foi convidada para compor a Estratégia pela importância da cidade em cenário nacional e também por ter instituído o Sistema de Controle Interno pela Lei Complementar nº 202/2018. Neste sistema, a Secretaria de Gestão e Controle é o órgão-chave da Prefeitura, uma vez que, por meio de suas ações, desempenha o papel de controle de interno, auditorias, fiscalizações, transparência e governança pública.

O secretário de Gestão e Controle, Thiago Milani, confirma que a entrada de Campinas em um grande projeto nacional como este confirma o protagonismo da cidade no interior do Estado de São Paulo. “Este projeto também enriquece as ações municipais, pois estamos comprometidos com o objetivo de promover e fortalecer medidas de combate à corrupção, que é uma das finalidades da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, da qual o Brasil é signatário”, disse o secretário.

 

Estratégia

 

As atividades da Estratégia Nacional de Prevenção a Fraude e a Corrupção começaram em novembro, na primeira reunião com os membros selecionados no Estado de São Paulo, na sede do Tribunal de Contas da União na capital paulista. Participaram deste início os diretores da Secretaria de Gestão e Controle, Igor Nogueira de Camargo, diretor do Departamento de Modernização da Gestão; e Rafael Costa Ribeiro, diretor do Departamento de Ações de Controle Interno. 

Os servidores vinculados às áreas de controle interno e contabilidade de cada órgão e entidade da Administração Municipal serão envolvidos diretamente nas ações. A condução dos trabalhos está centralizada na Secretaria de Gestão e Controle.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo