Quem é Nelson Luiz Sperle Teich?

Novo Ministro da Saúde

Saiba Mais

Wikipédia 16/04/2020


Nelson Luiz Sperle Teich 

 

 

(Rio de Janeiro, 24 de julho de 1957) é um médico oncologista, empresário, consultor em saúde e o atual Ministro da Saúde do Brasil.

 

 

Formação acadêmica

Nelson Teich é formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fez Residência Médica pelo Hospital de Ipanema (1987) e em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional do Câncer (1990). Em 1998, concluiu MBA em Administração de Saúde pelo Instituto COPPEAD de Adminstração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2006, também concluiu MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC[3].

Na Universidade de York, onde está realizando seu PhD, é orientado por Laura Bojke e Mike Drummond[4]. Sua pesquisa é focada no tratamento de câncer no Brasil e na melhoria da eficiência técnica. Na própria Universidade de York, Teich realizou um mestrado em Avaliação Econômica para Avaliação de Tecnologias em Saúde.[1][5]

É membro do corpo editorial do American Journal of Medical Quality[6].

 

Carreira

Fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), em 1990, e foi seu presidente até 2018[2] — em 2015, a empresa foi comprada pela UHG/Amil. Em 2009, fundou o COI Instituto de Gestão, Educação e Pesquisa — Organização não governamental —, da qual é presidente pro bono, com o objetivo de realizar pesquisas clínicas e projetos, execução de programas de treinamento e educação em diversas áreas ligadas ao cuidado com o câncer.[1]

Entre 2010 e 2011, prestou consultoria ao Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo.[1]

É sócio do Teich & Teich Health Care, empresa que presta apoio à gestão de saúde, e diretor-executivo da MedInsight. Também atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, em 2018, sendo cotado para assumir o Ministério da Saúde, assumido por Luiz Henrique Mandetta. Entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, atuou como assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério, Denizar Vianna, de quem foi sócio na empresa MDI Instituto de Educação e Pesquisa — que funcionou entre março de 2009 e fevereiro de 2019.[1][2] Nelson Teich foi anunciado em 16 de abril de 2020 como novo ministro da saúde. Substitui Luiz Henrique Mandetta do DEM.

Vida pessoal

Nelson é filho de Pedro Francisco Teich e Nelaby Dias Sperle Teich. Foi casado com administradora Daniella Monteiro Teich, de quem é sócio na Teich & Teich Health Care.

É pai de Fernanda; Igor; Nathalia; Rodrigo; Thiago e Vanessa, que é engenheira de produção e Superintendente de Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo