Fiscalização da força-tarefa Covid

Vigilância e GM fiscalizaram

Saiba Mais

PMC 08/02/2021

Vigilância e GM fiscalizaram estabelecimentos no fim de semana

08/02/2021 - 10:20

 

A fiscalização da força-tarefa Covid, sob coordenação do Departamento de Vigilância em Saúde e apoio da Guarda Municipal, esteve nas ruas no último final de semana para verificar se estabelecimentos estão cumprindo as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. A ação teve o apoio da Guarda Municipal. Campinas está na Fase Amarela do Plano São Paulo.

No sábado, dia 5 de fevereiro, a ação resultou em seis autuações por falta de máscara, pelo não cumprimento do horário de fechamento e por servirem bebida alcoólica após às 20h - o que é proibido pelo Plano São Paulo. Os fiscais estiveram em 21 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, hortifrutis e padarias nos bairros Jd. Proença, Vila Joaquim Inácio, Jd. Santa Eudóxia, São Vicente e Centro. As inspeções incluíram as denúncias realizadas pelos munícipes.

No domingo, dia 6 de fevereiro, a ação foi em um shopping da cidade e resultou na interdição de uma loja de brinquedos coletivos. Neste centro de compras, foram vistoriados 20 estabelecimentos, inclusive restaurantes da praça de alimentação, lojas e o próprio shopping, que recebeu várias denúncias da população por meio do sistema de denúncia do governo do estado. 

Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de segurança contra o novo coronavírus recebem multa no valor de R$1.515,44 e, em caso de reincidência, a multa dobra. 

A Prefeitura Municipal de Campinas possui um canal de comunicação para denúncias, o sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid 19.

 

Medidas

 

Durante a fiscalização, os itens verificados quanto ao protocolo de segurança de Covid-19 são: se os estabelecimentos respeitam o horário de funcionamento, conforme a fase do Plano São Paulo; o controle de fluxo de pessoas; disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários; espaçamento de mesas no caso dos bares e restaurantes; e demarcação de filas em caso de comércio; respeito ao horário estabelecido para encerramento das atividades; respeito à capacidade de atendimento referente à respectiva fase do Plano SP; respeito ao distanciamento entre pessoas de forma a evitar aglomeração; uso de máscaras de proteção; colocação em local visível da Declaração de Estabelecimento Responsável.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo