Escola Municipal do Nova Europa

Campanha contra o bullying

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 08/08/2018

Escola Municipal do Nova Europa lança campanha contra o bullying

A Escola Municipal (Emef) Presidente Humberto Alencar Castelo Branco, no Jardim Nova Europa, lançou na manhã desta quarta-feira, 8 de agosto, uma campanha de combate ao bullying, fruto de um projeto desenvolvido na escola nos últimos oito meses. Durante o evento, foi aberta uma exposição de projetos e realizado um torneio de basquete entre os estudantes.

O trabalho sobre bullying é um dos finalistas do Programa de Enfrentamento a Violências da Fundação FEAC. O projeto da Emef começou a ser idealizado em novembro passado, após o registro de casos de agressividade dentro do colégio. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Cidadania, promoveu debates sobre os diferentes tipos de violência e suas motivações. As discussões foram o ponto de partida para a elaboração do projeto de combate e prevenção ao bullying.

O projeto foi implantado na escola em várias etapas. No começo, houve uma rodada de diálogos com os alunos e professores que sofriam ou cometiam atos agressivos. Com isso, foi possível fazer um diagnóstico das causas dos problemas e criar os grupos de Vivências e o de Justiça Reparativa, que explica as consequências jurídicas implicadas no bullying. “A ideia é entender a escola que queremos construir e o papel de cada um dentro dela”, conta um dos coordenadores do projeto, Mário Ramos.

Dos debates vieram as ações práticas, incluindo a retomada do grêmio estudantil. Também foram elaboradas peças artísticas contra o bullying, com músicas de paródia, grafite, danças e painéis sobre o tema, tudo apresentado durante o evento da manhã desta quarta.

Além dos estudantes, os pais e responsáveis também foram integrados ao projeto, e convidados a comparecer na escola e aprender junto aos filhos e professores a mudar atitudes em sala de aula. “A ideia é fazer uma construção permanente, para que possa ser mantido o legado. Os alunos que saem levam a conscientização para a comunidade e os que ficam mantêm o trabalho na escola”, diz o coordenador.

Atrações

Paródias, danças, grafite, painéis e torneio de basquete com convidados exemplares estão presentes na Escola Municipal Presidente Humberto A. Castelo Branco. Um estudante que participa de uma torcida organizada de futebol fará um painel sobre a violência nos grupos em um dos muros, está o grafite “Cultura da Paz”, pintado em parceria com os jovens, que estampa o rosto de Nelson Mandela, entre outras atrações.

Após a abertura, durante a tarde, foi feito um torneio de basquete, com a presença de ex-jogadores. Participaram Micaela, que jogou na seleção brasileira de basquete; Geisa, da Ponte Preta e Marcelo Dilglay, que atuou na Champions League, ao lado de Michael Jordan.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo