Escola de Técnicas de Economia Criativa

Etecri bate recorde de inscrições

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 11/09/2018

Etecri de Campinas bate recorde de inscrições em todo o Estado de SP

Criada e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a Etecri (Escola de Técnicas de Economia Criativa) de Campinas é a primeira colocada em número de inscrições entre todas as unidades regionais do programa, que funciona também em São Vicente, São Bernardo do Campo, Lençóis Paulista, Presidente Prudente e Santos.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 11 de setembro, durante a aula inaugural dos cursos de economia criativa, no auditório da Etec Conselheiro Antônio Prado, em Campinas. O prefeito Jonas Donizette participou da solenidade de abertura das aulas junto aos coordenadores pedagógicos, professores e novos alunos.

O desempenho positivo da unidade em Campinas é resultado de uma parceria firmada em julho entre o governo estadual e a Prefeitura de Campinas para divulgação dos cursos e captação de alunos. A parceria envolve as secretarias de Trabalho e Renda, de Educação, de Esportes e Lazer, e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Com a parceria, todas as 300 vagas da turma que se inicia agora foram preenchidas. E uma nova turma já está sendo formada para início em 5 de novembro.

Diante de uma plateia de mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores dos cursos, o prefeito Jonas Donizette disse que o mercado de trabalho está mudando muito e isso exige uma adaptação das pessoas. Ele destacou que profissionais especializados têm mais facilidade para arrumar emprego. “Tenho certeza de que vocês todos estão fazendo o curso com esse objetivo. Espero que vocês gostem do curso e que os conhecimentos adquiridos aqui possam ser aplicados no mercado de trabalho”.

Jonas Donizette também ressaltou que os cursos foram pensados e montados olhando o que as empresas estão buscando. “A criatividade é o que vai fazer a diferença. Precisamos ter esse espírito de solução dos problemas”, ressaltou, destacando o conceito da iniciativa.

Após a abertura oficial, os participantes puderam conhecer os cursos em um workshop apresentado pelos professores da Etecri. Ainda nesta terça, às 19h, estava prevista a formatura de 103 alunos dos cursos de Grafite, Food Styling, Recreacionista e Design de Moda, da turma anterior, cujas aulas começaram em 12 de julho.

O gerente regional da Etecri em Campinas, Ronay Simões, destacou a importância da parceria firmada com a Prefeitura para promover e captar novos alunos. “A unidade no município bateu recorde de inscrições no Estado. Espero que vocês voltem a fazer outros cursos. As portas estão abertas”, disse aos novos alunos.

Também participaram do evento os secretários municipais de Trabalho e Renda, Luis Yabiku; de Cultura, Ney Carrasco; o coordenador pedagógico da Etecri em Campinas, Alberto Oppermann Santini, e a servidora estadual Marcia Garcia, que coordena a Etecri em todo o Estado, além de outros programas de ensino técnico, tecnológico e profissionalizante.

Programa pedagógico

O programa de Economia Criativa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo (SDECTI), por meio da Etecri, em parceria com o Centro Paula Souza, uma autarquia do governo paulista que administra 220 escolas técnicas (Etecs) e 66 faculdades de tecnologia (Fatecs) do estado. 

Os cursos possuem carga horária de 100 a 160 horas e duram de 30 a 45 dias. O material didático (apostilas) e o programa pedagógico são desenvolvidos pelo Centro Paula Souza. A meta do programa é formar 2.500 alunos anualmente em cada unidade da Etecri em todo o Estado de São Paulo.

Atualmente, os cursos oferecidos pelo programa são Vitrinista, Recreacionista, Food Styling Gastronomia, Design de Moda e Grafite. Nos próximos meses, o programa também vai oferecer cursos de Mídias Sociais, Web Design e Áudio e Vídeo. 

Os cursos são voltados para jovens com mais de 16 anos, alfabetizados, e pessoas desempregadas. O objetivo do programa é estimular a pessoa a ser empreendedora e desenvolver novos produtos. A proposta é garantir preparo profissional que acompanhe o avanço das tecnologias e as novas tendências de mercado.

Estrutura

As Etecris são espaços inovadores de ensino que disponibilizam cursos gratuitos de qualificação profissional voltados à economia criativa. As instalações contam com laboratórios multifuncional, de informática e salas de aula. A metodologia de ensino inclui dinâmicas de grupo e exposição dialogada, complementada com material didático e vídeo institucional.

Segundo diagnóstico da Economia Criativa, apresentado em 2015 pela SDECTI, o Estado de São Paulo é o maior centro de atividades do setor no País, responsável por 25% dos empregos e estabelecimentos voltados ao segmento.

A inscrição deve ser feita pessoalmente na sede da Etecri com documento de identificação com foto e CPF. Em Campinas, a Etecri fica no campus da Etec Conselheiro Antônio Prado, na Avenida Cônego Antônio Roccato, s/n, km 3,5 no Jardim Santa Mônica. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O telefone para mais informações é (19) 3216-4818.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo