Atendimento no Porta Aberta

Serviço via Portal do Cidadão

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Prefeitura Municipal de Campinas 12/09/2018

Atendimento no Porta Aberta poderá ser agendado via Portal do Cidadão

Os cidadãos que utilizam os serviços do Porta Aberta agora podem agendar horário para o atendimento. A ação visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos no posto e otimizar o trabalho das equipes.

O agendamento será feito via Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/), que hoje conta com cerca de 60 mil pessoas cadastradas.

“O cidadão poderá escolher o melhor dia e horário para ser atendido, o que otimizará tanto o tempo dele, que não precisará esperar o atendimento, quanto o trabalho das equipes do Porta Aberta”, afirmou Viviane Garcia, coordenadora do Porta Aberta.

Entre os serviços que terão agendamento em todas as unidades do Porta Aberta estão: alteração de titularidade do carnê de IPTU; levantamento de débitos, geração de guias de pagamento à vista, formalização de acordos e depósitos administrativos de tributos como IPTU, ISSQN, ITBI, TFA e autos de infração (exceto infração de trânsito); geração de guia de ITBI; credenciamento para acesso ao Ambiente Exclusivo de Finanças.

Exclusivamente no Paço Municipal, o agendamento será feito para quem busca serviços como: dúvidas e impugnação do IPTU; pedido de isenção de aposentados e pensionistas.

A coordenadora lembra, ainda, que o contribuinte que não fizer o agendamento também será atendido, com exceção da unidade de Sousas, que já atende só com agendamento. "A ideia é seguirmos o modelo já adotado pelo Porta Aberta no Agiliza de Sousas, que há algum tempo só atende o cidadão que agendou o atendimento. Por enquanto, nas demais unidades, o contribuinte que não fizer o agendamento pela internet também será atendido, porém sem horário marcado", completou.

Outros serviços por agendamento

Além do Porta Aberta, outros serviços municipais podem ser agendados via Portal do Cidadão, entre eles Procon, Seplurb, Trabalho e Renda, além da emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

Portal do Cidadão

O Portal do Cidadão foi lançado em 2015 e hoje disponibiliza mais de 40 serviços e conta com 60 mil pessoas cadastradas.

Entre os serviços ofertados, os mais acessados são o 156 online, protocolos, Ambiente Exclusivo de Finanças e consulta de IPTU.

Para se cadastrar no sistema é fácil. Basta entrar no site do Portal e preencher o cadastro.

O Portal do Cidadão também pode ser acessado por aplicativo, que é gratuito e pode ser baixado para Android e IOS. É acessível e testado para pessoas com deficiência. O agendamento do Porta Aberta ainda não está disponível pelo aplicativo, mas a expectativa é que em breve o serviço seja incluído neste sistema.

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