Curso de empreendedorismo

Serviço já mostra resultados positivos

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 09/11/2018

Curso de empreendedorismo da Cohab já mostra resultados positivos

A primeira etapa do curso de empreendedorismo coordenado pelo Trabalho Técnico Social(TTS) da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e promovido sob a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) oferecido aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no Residencial Santa Luzia, região Sul do município, já apresenta os primeiros resultados positivos.

Foram administradas diversas oficinas de capacitação profissional com destaque para Formalização de Microempreendedor Individual, Empreendedorismo, Atendimento ao Cliente, Transformação de Ideias em Modelos de Negócios e Planos de Negócios.

As oficinas começaram no dia 11 de setembro no salão de festas do condomínio com 22 participantes e se encerrou no último dia 9 de outubro. No grupo que participou das oficinas, está a moradora Patrícia Aquino. No passado ela vendia roupas, mas começou a fazer sorvetes caseiros que ela batizou de “geladinho” e acabou revertendo o lucro dessa venda para a confecção bolos. Investiu na produção e apresentação dos produtos e está utilizando os conhecimentos adquiridos no curso para firmar o pequeno negócio.

“Meu marido trabalha como encanador e este curso abriu as portas para que eu ajudasse na composição da renda familiar. Eu sofro com a Dislexia, mas mesmo assim, com a minha dificuldade na leitura e no aprendizado, os professores do curso tiveram paciência e me ajudaram muito. Tenho uma média de cinco clientes por dia e cada bolo sai por R$ 25”, disse alegremente.

Hellen Fernandes Rosa também conta que aproveitou os ensinamentos.

“Junto com meu marido vou abrir uma ótica. Eu tinha muito medo com questões tipo escolha do melhor ponto, investimento a ser feito, mas o curso me ensinou a elaborar uma rotina, um cronograma antes de abrir oficialmente o negócio. Já me matriculei também em outro curso do Sebrae (Super Mei Gestão) para aprender mais.

Outro morador que aproveitou bem os conhecimentos adquiridos é o José Antonio Marques de Paula. O morador batizou o empreendimento de “Tonny Lanches” e oferece as mais variadas opções de refeição rápida, sendo que o melhor lanche que ele serve, o X-Tudo com muitos ingredientes, custa R$ 14.

“Eu trabalho à noite e tive de conversar com meu chefe pra ajustar o horário e, assim, poder me matricular no curso do Sebrae. Minha esposa me ajuda e já atendo encomendas que giram em torno de 30 lanches por semana, fora os pedidos extras que aparecem esporadicamente”, contou.

Segundo a assistente social da Cohab-Campinas, Graziela dos Santos Galdino de Souza, o resultado tem sido surpreendente.

“Quando chegamos aqui encontramos as pessoas sem perspectivas e nem alternativas financeiras para poderem arcar com despesas com as quais elas não estavam muito acostumadas, como taxa de condomínio, por exemplo. O curso foi bem recebido, um morador foi motivando o outro e, pra você ter uma ideia, aqui no condomínio está em formação uma cooperativa com 15 mulheres que confeccionam sabonetes. O primeiro lote elas entregaram na semana passada. Enfim, ver o sucesso dessa gente nos enche de alegria e de motivação para trazer e apresentar a eles novos desafios”, contou.

De acordo com o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, além da moradia, a Cohab-Campinas sempre busca alternativas para oferecer às pessoas.

“Promover oportunidades, criar estímulos para que todos atinjam mobilidade social é o que buscamos no trabalho desenvolvido pela Cohab e fazer isto, por meio do empreendedorismo é muito importante”, destacou.

A partir do próximo dia 22, o Sebrae vai oferecer o Curso Super Mei Gestão, que será ministrado no Condomínio Santa Luzia, Residencial Sírius e Residencial Vilas de Taubaté.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo