EGDS encerra curso de capacitação

Curso contou com 38 participantes

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 13/11/2018

EGDS encerra curso de “Transformação Lean na Administração Pública”

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, realizou nesta terça-feira, 13 de novembro, o encerramento da 4° turma do curso de Transformação Lean na Administração Pública . A capacitação foi ministrada por Sivaldo Teodoro, no Teatro IMA e contou com 38 participantes.

O curso teve como objetivo capacitar os participantes para que estejam aptos a aplicarem no dia a dia os conceitos e ferramentas Lean nos processos das áreas em que atuam. Também visou melhorar os processos, com foco na redução de desperdício e na solução de problemas. "Fazemos Lean com quem está disposto a mudar", disse Teodoro.

Para a coordenadora da Escola, Marisa Córdoba, é uma grande realização para esta Escola de Governo ver que há servidores dispostos a mudar com a filosofia Lean. “A EGDS dá um passo a frente na inovação. É muito mais que uma melhoria, é uma transformação que acontece na vida pessoal e profissional de cada um. É muito gratificante”, disse

Nesta última aula, os servidores, divididos em equipes, apresentaram o trabalho de conclusão de curso. A proposta era, a partir de um problema identificado na área onde trabalham, aplicar a ferramenta Lean, diminuindo tempo dos processos e a burocracia.

O instrutor lembrou que quando a ferramente é colocada em prática, ajuda nos problemas cotidianos. "Reduz tempo, eliminando desperdícios. É uma forma de pensar e de se disciplinar no nosso dia a dia", resumiu.

Para 2019, a EGDS está programando novas turmas. “Os servidores podem acompanhar a programação dos cursos no nosso site. O de Lean é um sucesso e aprovado pelos participantes, por isso, com certeza estará na nossa grade”, completou Marisa.

Aprovação

“Eu acho que precisamos trilhar novos caminhos para nos aperfeiçoar, porque a população está ai para ser atendida e a nossa proposta enquanto servidor é servir a população”, disse a diretora Administrativa da Secretaria de Saúde, Sandra Rigolin. “Essas ferramentas nos dão o panorama daquilo do que fazemos no dia a dia e das possibilidades de transformação, nos trazem oxigênio para seguir em frente e fazer mudanças”, completou.

Fernando Rossin, da Sanasa, contou que com a ferramente Lean, é possível reduzir em 80% do retrabalho que tem com os processos. "O Lean envolve muita coisa. E se você tiver o Lean no dia a dia, você tem um projeto inteligente. Garante resultados significativos, antecipando as receitas e evitando etapas desnecessárias e cansativas", disse

Rodrigo César, servidor da Cohab, disse que tem falhas na regularização dos processos e o Lean, será fundamental. "É de extrema importância a ferramenta Lean. É enxergar como um todo. É olhar de fora e ver quais atalhos tenho que fazer para acelerar o processo de regularização. É muito importante", disse.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo