Reunião do PIC faz balanço do ano

Novas metas para 2019

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 19/12/2018

Reunião do PIC faz balanço do ano e adianta novas metas para 2019

O Comitê Municipal Intersetorial Integrado que elaborou o Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira (PIC) realizou a última reunião do ano nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, na Academia Campinense de Letras. Além dos membros do Comitê, também participaram representantes de entidades convidadas, como os Embaixadores da Prevenção, a Fundação Feac, a ONG Hospitalhaços, Sanasa e Emdec. O encontro teve como objetivo fazer um balanço da atuação do Comitê ao longo de 2018, ano em que foi elaborado o PIC.

De acordo com a coordenadora geral do Comitê, Jane Valente, a reunião marcou o término de um processo e o início de outro. “Os membros do grupo se sentiram respeitados dentro do que estava sob suas responsabilidades e livres para escrever e compor com outros profissionais. Foi um processo mútuo de crescimento.” O Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC) foi entregue ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette, no último dia 11 de dezembro, em cerimônia no Salão Vermelho.

Os próximos passos serão tomados a partir do próximo ano. “Em janeiro, o prefeito fará um decreto para nomear membros das secretarias para operacionalização do plano, criando um novo comitê intersetorial. Terá início a fase de traçar prioridades e indicadores, estabelecendo as propostas de ações de curto, médio e longo prazo para os próximos dez anos”, explica Jane. 

Segundo a coordenadora, a orientação é que o novo comitê integre membros que já atuaram nesta primeira fase do PIC. “Esse grupo trabalhou durante um ano inteiro junto, participando de dezenas de reuniões, aprendendo juntos e construindo metodologias próprias à dinâmica de cada política pública.”

Cuidar da Primeira Infância

A construção do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC) está associada à evolução das percepções sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, que vai de zero até 6 anos. A elaboração desse plano visa ainda tornar Campinas uma cidade amigável, onde as crianças menores tenham espaços, equipamentos e brinquedos planejados para elas. 

Para a elaboração do PIC foram realizados encontros intersetoriais descentralizados, nas cinco grandes regiões da cidade. As mais de mil propostas discutidas foram reunidas, de forma convergente, até a definição de 12 eixos temáticos, envolvendo todos os aspectos tratados nos encontros e debates.

O PIC foi estruturado em 12 eixos temáticos: a família e a comunidade da criança; crianças na diversidade; crianças com saúde; educação infantil; assistência social às crianças e suas famílias; atenção integral às crianças e suas famílias em situação de violência; do direito de brincar ao brincar de todas as crianças; a criança e o espaço – a cidade e o meio ambiente; protegendo as crianças da pressão consumista; controlando a exposição precoce das crianças às mídias eletrônicas e digitais; evitando acidentes na primeira infância; aleitamento materno e alimentação saudável.

O plano pela primeira infância campineira está disponível no portal da Prefeitura e pode ser acessado em www.campinas.sp.gov.br.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo