Campinas terá telão para jogos da Copa

Altura de prédio de 4 andares

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 15/06/2018

Campinas terá telão da altura de prédio de 4 andares para jogos da Copa

O projeto “Campinas no Mundial”, programação especial para a Copa do Mundo 2018, foi lançado nesta quinta-feira, dia 14, na Sala Azul, pelo prefeito Jonas Donizette. Um telão de 25 metros de largura por 10 metros de altura, o maior do Brasil, foi montado no Largo do Rosário para que os campineiros possam assistir aos jogos da seleção brasileira. Haverá food truck na praça do Fórum, além de programação de cinema. O lançamento teve a presença dos ex-jogadores Júlio César, Renato, Careca e Fumagalli, além de autoridades municipais.

O telão será inaugurado no domingo, 17 de junho, na estreia do Brasil na Copa do Mundo 2018 da Rússia, contra a Suíça, às 15h da tarde. É um painel de led com mil polegadas, do tamanho de um prédio de quatro andares e equivalente a quatro telas de cinema.

Segundo o prefeito Jonas Donizette, todos os jogos da seleção brasileira serão transmitidos, além de partidas que possam ser de interesse da população. Toda esta programação vai até a final da Copa do Mundo, no dia 15 de julho. Para evitar conflitos, o prefeito sugeriu que as pessoas evitem usar camisas de times de futebol, dando preferência para as da seleção brasileira.

Jonas Donizette destacou que o espaço vai ser um ponto de encontro para que as pessoas possam assistir aos jogos e em um telão de alta qualidade, o maior do Brasil. Ele também destacou a presença dos ex-jogadores no lançamento do “Campinas no Mundial”: “fizemos questão de fazer uma singela homenagem aos jogadores e atletas de Campinas que já participaram de mundiais e levaram o nome de nossa cidade”.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, destacou que o “Campinas no Mundial” tem a participação de diversas secretarias, “uma união em prol da população”. Ele ressaltou ainda a importância de conseguir realizar o evento sem gastos para a Prefeitura. “Além de não gastarmos com a instalação do telão, a Setec, por meio dos food trucks, vai ter uma arrecadação de cerca de 90 mil reais. É um exemplo de como usarmos a criatividade para trazer benefícios para a população e evitar gastos públicos”, explicou.

Comida com cinema

O ‘Vila Truck Brasil’ terá cerca de 25 food trucks licenciados pela Setec. A praça Guilherme de Almeida, em frente ao fórum, será decorada com bandeirinhas do Brasil e com outros adereços que remetem ao tema da Copa do Mundo.

A programação de cinema no telão tem a parceria da Eptv. Os filmes serão exibidos uma vez por semana, sempre às terças-feiras. O primeiro, na terça-feira 19 de junho, às 19h30, será a comédia “Crô, o Filme”, com o ator Marcelo Serrado.

Os outros jogos do Brasil na primeira fase serão no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9h da manhã, contra a Costa Rica, e  27 de junho, quarta-feira, às 15h, contra a Sérvia. Nos dias de jogos do Brasil, haverá reforço na segurança, esquema especial de trânsito e transportes e 20 banheiros químicos à disposição da população.

O telão é da Prox Mídia, uma empresa de Campinas que atua com marketing e mídia exterior. O investimento foi de 1 milhão de reais. Como contrapartida, a Prox Mídia exibirá propagandas no telão após os jogos.

O presidente da Setec, Arnaldo Salvetti e o presidente da IMA, Fernando Garneiro participaram do anúncio da programação, assim como os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben; Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira; Transportes, Carlos José Barreiro; e Verde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

Segurança

A Guarda Municipal intensificará o policiamento e haverá equipes fixas da GM no Largo do Rosário, e monitoramento 24 horas via Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). A GM disponibilizará o efetivo necessário para garantir a segurança durante os eventos, além de realizar policiamento integrado com a polícia militar.

Trânsito e transportes

Nos dias de evento, a Emdec monitorará o local com a presença dos agentes da mobilidade urbana em campo e também com o uso de câmeras da Cimcamp.

Havendo necessidade, por conta da presença de grande público, será feito bloqueio total do trecho da Avenida Francisco Glicério, entre as vias General Osório e Dr. Campos Sales, em frente ao Largo do Rosário. No entanto, a avenida Campos Sales e a rua General Osório permanecerão liberadas ao tráfego de veículos.

Caso haja o bloqueio total do trecho da aAvenida Francisco Glicério, em frente ao Largo do Rosário, os ônibus que circulam pela avenida serão desviados pela Benjamin Constant, Senador Saraiva (pista externa), Dr. Moraes Salles (pista externa), retornando para a Avenida Francisco Glicério.

Os ônibus que circulam pela avenida Dr. Campos Sales não serão impactados e seguirão o itinerário normal. O acesso da Campos Sales para a avenida Francisco Glicério será preservado ao trânsito.

Agentes da Emdec estarão em campo para fazer as intervenções viárias necessárias e orientar motoristas e usuários do transporte público.

A programação e o apoio para a realização das atividades do projeto “Campinas no Mundial” acontecem em parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Cultura; Transportes, com a Emdec; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; e a Setec.

Na Casa de Vidro

Até o dia 31 de julho, a Casa de Vidro, no Lago do Café - Avenida Heitor Penteado, 2.145 - sedia a mostra “Campinas de olho no mundial”. A visitação é aberta ao público.

A montagem reúne 40 imagens com reproduções do acervo fotográfico do Museu do Esporte de Campinas – fotos de atletas campineiros que defendiam os clubes locais quando foram convocados para seleções brasileiras – e trabalhos do fotógrafo Edis Cruz e do fotojornalista Rodrigo Villalba.

A exposição traz ainda a exibição de vídeos históricos das Copas do Mundo. Outra ala será interativa, com “jogos da memória” para que o público possa testar seus conhecimentos de forma divertida.

Novidade também é o ponto de troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018, que acontecerá todos os sábados, das 9h às 13h.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo