Centro de Saúde Satélite Íris 1

Nova unidade é inaugurada nesta sexta

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 17/08/2018

Nova unidade do Centro de Saúde Satélite Íris 1 é inaugurada nesta sexta

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, inaugurou o Centro de Saúde “Dra. Veridiana Toledo Nascimento”, no Jardim Satélite Íris 1, distrito do Campo Grande, na manhã desta sexta-feira, dia 17 de agosto. A obra faz parte do programa “Saúde em Ação”, parceria entre Prefeitura, Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ação faz parte do “Campinas em movimento – 50 dias de entregas”. “Temos que celebrar as conquistas. Este novo centro de saúde está num padrão apropriado. Nunca houve tanto investimento na saúde básica como agora”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Também participaram da entrega o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza; o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; e o coordenador do programa Saúde em Ação, Ricardo Tardelli, além de vereadores, funcionários da Saúde, familiares da homenageada (que dá nome ao CS) e população.

O novo centro de saúde vai beneficiar mais de 5 mil moradores do bairro Satélite Íris 1 e passa a substituir a antiga unidade, que funcionava em um imóvel adaptado para ser um módulo de saúde em outro endereço no bairro. 

“Este centro de saúde é um legado para a vida, para a comunidade. A antiga unidade era inadequada para o atendimento. Quem vê hoje essa construção pronta não reconhece o lugar de quando procurávamos o terreno. É a sétima nova unidade que estamos entregando, além das reformas. Também é uma enorme satisfação que tenha o nome de Veridiana, que foi minha aluna no curso de Medicina”, disse o secretário de Saúde, Carmino de Souza. 

Foram investidos R$ 3,2 milhões na construção e na compra de equipamentos. A nova unidade, que começou a funcionar há duas semanas, tem capacidade para receber 200 pessoas por dia, com atendimentos médico e dentário, farmácia, salas de vacinação, de curativos e de inalação. A unidade foi totalmente informatizada.

O CS tem uma sala de triagem e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço para atividades em grupo, como gestantes, terceira idade, crianças, entre outros.

O coordenador do “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli, afirmou que o programa vem fortalecer a atenção primária, que é a base do sistema de saúde.

No total, 24 profissionais vão atender no local, entre médicos, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e pessoal administrativo. O CS Satélite Íris 1 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

Este é o sétimo centro de saúde entregue desde 2013. Já foram entregues os Centros de Saúde do San Martin, do Parque Oziel, do São Bernardo, do San Diego e do Santos Dumont. Também já foram reformadas outras 30 unidades de saúde, além de todo o setor de leitos do Hospital Municipal Mário Gatti. Foram entregues o Hospital de Amor - unidade em Campinas do Hospital de Câncer de Barretos, que é referência internacional.

Sobre Veridiana Toledo Nascimento

Veridiana Toledo Nascimento, campineira, nascida em 1971, era médica oftalmologista formada pela Unicamp. Trabalhou no ambulatório médico do Hospital Ouro Verde e em seu consultório. Também desenvolveu programas de atendimento médico oftalmológico para a população carente em diversas cidades do interior de São Paulo, inclusive Campinas. Faleceu dia 13 de dezembro de 2016, com leucemia, aos 44 anos. Deixou dois filhos, Maria Carolina e João Vítor; e as irmãs Valéria e Adriana Toledo Nascimento Blikstein. 

“Minha irmã amava a medicina e esta é uma homenagem especial a ela, que tinha vocação de cuidar das pessoas. Este lugar se torna especial porque ela estará aqui”, disse emocionada a irmã Adriana. 

Sobre o “Saúde em Ação”

Em Campinas serão construídas 13 novas sedes e realizadas nove reformas. Todas as unidades serão equipadas. Os investimentos em Campinas são de R$ 104 milhões, sendo 70% provenientes do BID e 30% de recursos do tesouro do estado. Além das obras, o projeto vai modernizar e articular a rede de saúde e capacitar os profissionais.

Unidades novas e reformas

Este é o sétimo centro de saúde entregue desde 2013. Já foram entregues os Centros de Saúde do San Martin, do Parque Oziel, do São Bernardo, do San Diego, do Centro e do Santos Dumont. Está em fase final a obra do CS Perseu Leite de Barros, a ser entregue em breve.

Também já foram reformadas outras 30 unidades de saúde, além de todo o setor de leitos do Hospital Municipal Mário Gatti. Foram entregues o Hospital de Amor - unidade em Campinas do Hospital de Câncer de Barretos -, que é referência internacional.

As obras dos Centros de Saúde DIC VI, Florence e Satélite Íris 2 e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Parque Itália estão avançadas. Outra importante obra é o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que deve ficar pronto no primeiro semestre de 2019. Também foram iniciadas as obras dos novos CSs Nova América, São Cristóvão e Esmeraldina e está prevista a construção do CS Bassoli.

Ainda dentro do programa “Saúde em Ação”, estão sendo reformados os CS Costa e Silva, Aeroporto, Ipaussurama, São Quirino, Conceição, Castelo Branco, Floresta e CAPS Castelo Branco. Em setembro será iniciada a obra do CS São José.

Por meio do programa “Saúde Melhor”, estão sendo reformados os CSs Vila Ipê, Santa Odila, Jardim Santo Antônio e terá início a reforma do CS Rosália.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo