Campinas terá parceria com Unesco

Ações de Cultura de Paz

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 22/10/2018

Campinas terá parceria com Unesco para ações de Cultura de Paz

A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, voltou nesta segunda-feira, dia 22, de uma viagem à França para tratar parcerias para Campinas na área de Direitos Humanos. Uma das atividades foi uma reunião com a coordenação geral e consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para apresentar as ações do Movimento Campinas pela Paz. A reunião foi realizada na sexta-feira, dia 19.

A secretária, que viajou à Europa com recursos próprios, esteve também em Coimbra, Portugal, no dia 16 de outubro, para apresentar a experiência de Campinas com a educação para a paz durante o III Congresso Internacional de Diretos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar.

Segundo Eliane Jocelaine, a reunião com a Unesco tratou sobre a apresentação de ações e atividades realizadas em Campinas em prol do Movimento Campinas pela Paz, além de mostrar a política indutora que tem sido construída em Campinas em prol desse tema. “Nossas ações foram muito festejadas. A coordenação da Unesco salientou a importância de nossas ações e o rumo inovador que tem sido tomado por Campinas na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Segundo eles, não são muitos municípios que realizam esse movimento e Campinas está se destacando”. A reunião teve a participação de Linda Tinio-Le Douarin e Kostantino Tararas, responsáveis pelo setor de Ciências Sociais e Humanas da Unesco em Paris  

Eliane Jocelaine levou pessoalmente o termo de adesão de Campinas à Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia. O documento foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette. 

“Com esse documento assinado, estamos formalizando a possibilidade a partir de agora, da participação de Campinas no fundo da Unesco para projetos de Cultura de Paz e Direitos Humanos e possibilidades de novas parcerias para as questões de cultura de paz e de direitos humanos. Muitas das ações presentes no plano nós já estamos cumprindo, mas nossa adesão demonstra o compromisso de Campinas com a política pública de direitos humanos e de luta contra o racismo, a xenofobia e outros preconceitos”, destacou. 

A secretária contou que a sede da coalizão fica em Montevidéu, capital do Uruguai, e que junto com a equipe de Assistência, Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, estará em contato com os membros da coalizão. “Nosso objetivo é formatar uma rede entre Campinas e Montevidéu para ações de combate ao racismo e ao preconceito e em prol da inclusão e acessibilidade. Há muitas possibilidades a partir da assinatura deste termo e uma das principais é colocar Campinas como possível recebedora de recursos financeiros”. 

Segundo ela, serão encaminhados projetos para que se possa obter estas verbas para projetos em execução e futuras iniciativas. A Unesco já deu aval, por exemplo, para uma parceria com o próximo Fórum Campinas pela Paz, em 2019. “É do interesse da organização formalizar a parceria com Campinas como uma cidade inclusiva que já realiza ações em promoção da paz e dos direitos humanos. Foi uma reunião muito rica que nos coloca em um radar importante entre as cidades brasileiras. Nosso compromisso com essas questões é alto a ser celebrado na visão da ONU, por meio da Unesco”, destacou. 

A Unesco realizará uma cerimônia em Campinas nos próximos meses com o objetivo de anunciar formalmente a adesão do município à coalizão e demais parcerias.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo