Reunião de trabalho da Operação Verão

Debate perspectivas climáticas

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 03/12/2018

Reunião de trabalho da Operação Verão debate perspectivas climáticas

A Defesa Civil organiza nesta terça-feira, dia 4, a primeira reunião de trabalho sobre a Operação Verão 2018/19. Entre os temas do encontro estão as perspectivas climáticas da temporada. A reunião contará com a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri da Unicamp.

A operação Verão tem por objetivo adotar medidas necessárias à redução dos riscos de desastres e, sobretudo, minimizar as consequências das chuvas fortes e temporais, recorrentes neste período.

A Defesa Civil é a protagonista da operação, mas todo o trabalho envolve uma ação multidisciplinar de oito secretarias municipais que compõem o Comitê Gestor. Cada um executa sua tarefa visando aumentar a resiliência das comunidades para evitar as ocorrências graves durante o período de maior precipitação pluviométrica do ano.

Campinas é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres.

Uma das medidas adotadas pela Defesa Civil para minimizar os riscos de enchente em Campinas está na adesão ao sistema de alertas de risco de desastres naturais direto no celular. Os interessados se cadastram e recebem os alertas, gratuitamente, por mensagem de texto (SMS).

O aviso antecipado, segundo o órgão, pode ajudar a salvar vidas em casos de chuva forte, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos.

Quem quiser se cadastrar pode mandar uma mensagem de texto para o número 40199, colocando o CEP no assunto. Com isso, o cidadão passará a receber os avisos assim que a Defesa Civil detectar uma situação de risco que está dentro da área do CEP indicado.

Campinas Resiliente

Em 2016, a cidade lançou o site Campinas Resiliente, disponível para todas as pessoas interessadas em acompanhar os alertas recebidos pela Defesa Civil. O site pode ser acessado no endereço resiliente.campinas.sp.gov.br/ .

No site “Campinas Resiliente”, o cidadão tem acesso a informações como alertas de temperatura e imagens de radar. Poderá acessar também os dados do SOS-Chuva, aplicativo que prevê eventos severos e raios em curto prazo, por meio do radar de dupla polarização instalado na Unicamp.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo