Adeus ao grande empreendedor

Morre o empresário Armindo Dias

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Campinas 21/05/2018

Adeus ao grande empreendedor

Dia em que lançou o livro que conta sua rica trajetória, em 2015: "Se não nos movimentamos, começamos a travar, mas eu tenho a mesma disposição dos meus 50 anos"

Morreu neste domingo (20), de causas naturais, o empresário português Armindo Dias, fundador do Grupo Arcel, holding que detém o Royal Palm Hotels & Resorts, concessionárias de veículos do Grupo Tempo, agência MKT Contemporâneo e empreendimentos imobiliários. Aos 86 anos, ele deixa a esposa Célia Dias, 4 filhos e 10 netos. “É com profundo pesar que a família Dias comunica o falecimento do sr. Armindo Dias. Ele chegou ao Brasil em 1956, quando iniciou sua trajetória empreendedora no País e na cidade de Campinas, onde deixa um grande legado”, informou a nota oficial. O sepultamento foi realizado hoje, às 11h, no cemitério Flamboyant, que fica na Alameda dos Flamboyants, s/n, Bairro das Palmeiras.

Armindo foi um dos mais incansáveis empreendedores brasileiros. Ainda jovem, em 1956, abriu mão do trabalho na lavoura no pequeno pedaço de terra da família no interior de Portugal, em nome da vontade de prosperar em outro país. Conseguiu US$ 250 emprestados para comprar uma passagem de navio rumo ao porto de Santos. “Sua coragem o levou a aventurar-se em outro continente. Ele nos deu uma aula de como ser um empreendedor totalmente baseado no autodidatismo, sem recorrer a livros ou gurus para alcançar a excelência" , ressaltou o autor da biografia do empresário, lançada em setembro de 2015, Elias Awad.

Dias iniciou sua trajetória no Brasil com uma representação de produtos alimentícios na Bahia, onde dormia até no carro para economizar dinheiro. Vislumbrou a possibilidade de fixar-se no interior paulista, onde acreditava estar um celeiro de oportunidades. Em 1964, escolheu Campinas para fixar residência e fazer a vida, abrindo a Doces Campineira. Três décadas mais tarde, em 1992, a companhia tornou-se líder nacional do segmento de biscoitos com a marca Triunfo, gerando 2.400 empregos diretos. “Um dos meus clientes em São Paulo era o Joaquim da Costa Santos, pai do ex-prefeito Toninho. Almoçávamos juntos e ele me falou de Campinas e da Campineira, uma empresa de doces" , disse Dias em entrevista à revista Metrópole, do Correio Popular. “Quando comprei a fábrica, a produção era de 10 toneladas de biscoitos por dia. No início dos anos 90, saíam dos fornos 300 toneladas de biscoitos diariamente, o que nos levou à primeira colocação do setor” , afirmou o empresário aos 83 anos de idade, quando o livro seria lançado. Em 1997, aos 65 anos, Armindo Dias decidiu vender a Triunfo.

‘DERROTA NÃO É COMIGO’, COSTUMAVA DIZER

Abrir mão de um case de sucesso foi só o pontapé inicial para um novo desafio — o investimento no segmento de serviços, com a compra do Royal Palm Plaza e no varejo, com a aquisição da concessionária de veículos Tempo. Nasceu, então, a holding Arcel S.A. Empreendimentos e Participações, que traduz no nome, fruto da junção de Armindo e Célia, o seu comprometimento com o trabalho e a família.

Do alto de mais de oito décadas de experiência de vida, o senhor Armindo, como é chamado, relatou com orgulho que não existe idade para começar ou recomeçar um negócio. "É tudo uma questão de querer vencer na vida. A idade não influencia”, aconselhava. Para ele, o empreendedor é um homem que acredita no que faz. "Os riscos sempre existem, mas quando se trabalha com objetivos claros, as chances de vencer são muito grandes" , ensinava.

ROYAL PALM HALL

A Região Metropolitana de Campinas recebe em breve o Centro de Convenções Royal Palm Hall, um investimento de R$ 250 milhões que vai gerar 350 empregos. O novo espaço, anunciado por Armindo Dias, poderá receber até nove mil pessoas em eventos simultâneos.“Queremos atrair um mercado que hoje é muito pouco atendido com congressos e convenções. Hoje existe uma demanda reprimida de espaço e com esse lançamento conseguiremos atender toda a região”, disse o filho do empresário e diretor executivo do Royal Palm Hotels & Resorts, Antonio Dias, em entrevista ao Correio.

O empreendimento inaugura ainda com 200 novos colaboradores, gerando um total de 1.450 vagas, incluindo os empreendimentos Royal Palm Tower e o Hotel Anhanguera, que farão parte do complexo.

FRASES DE ARMINDO DIAS

"Tenho mais de 80 anos e projetos para mais 25 ainda. Sou uma pessoa muito otimista por natureza. Se está ruim, levanta mais cedo e trabalha mais horas, e daí compensa as dificuldades com mais horas de trabalho. O negócio está ruim para quem não quer levantar cedo"

"Preparei meus filhos para o trabalho, muita gente cria com um certo mimo, eu criei com muito carinho, mas mimo não. Felizmente, só me dão alegria".

"Meus pais tinham um pouco de propriedades. Meu pai queria que eu fosse para a lavoura. E eu disse que não tinha vocação, eu seria um homem fracassado se fosse para lavoura. Falei 'eu quero ser vencedor, e para ser vencedor eu tenho que sair dessa terra'. Onde eu nasci era muito pequeno, eu tinha que sair para algum lugar. E optei pelo Brasil, já tínhamos a vantagem de não aprender outra língua. É um país fantástico, muito grande, e uma vantagem para nós que não nascemos aqui é que é um país que acata qualquer um, não importa de onde, ele recebe bem todas as pessoas."

REPERCUSSÃO

"Armindo Dias foi um dos mais arrojados, talentosos e bem-sucedidos empresários de toda a história de Campinas. Sempre tive enorme admiração por ele e acho que é uma perda irreparável para a cidade."

SYLVINO DE GODOY NETO, Diretor-Presidente do Grupo RAC

"Armindo Dias é um dos mais importantes empreendedores da história de Campinas. Visionário, sempre acreditou no potencial da cidade e aqui investiu, gerando emprego e renda para a população. Vai fazer muita falta. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os seus admiradores".

JONAS DONIZETTE, Prefeito de Campinas

"Uma perda irreparável para Campinas, comunidade lusitana e mundo empresarial: Armindo era e sempre será um exemplo de empreendedorismo, de trabalho e de ética. Lamento imensamente e me solidarizo com a família e amigos neste momento tão difícil."

VEREADOR RAFA ZIMBALDI (PSB), Presidente da Câmara Municipal de Campinas

"Foi pioneiro na transformação de Campinas. A aquisição do Royal Palm Hotels & Resorts, em 1998, fez toda a diferença na cidade. É muito triste perder alguém com tanto valor, mas ao mesmo tempo, é motivo de celebração saber que ele deixa um legado. Só nos resta gratidão."

ALEXANDRA CAPRIOLI, Diretora de turismo de Campinas

"Armindo foi o nosso presidente de honra e sempre foi um dos grandes incentivadores da casa. Ele não só trazia parte do acervo e cultura portuguesa para a cidade, como era um cidadão extremamente participativo. Além de grande empresário, foi uma pessoa muito querida."

JOSÉ DOS SANTOS ANTONIO, Presidente da Casa de Portugal de Campinas

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo