Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

7 dicas de prevenção contra assalto

Fonte:blog.gigasecurity
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

TECNOLOGIA

7 dicas de prevenção contra assalto em sua loja

 

Uma das grandes preocupações atuais dos lojistas é a segurança do estabelecimento. Por esse motivo, é imprescindível tomar medidas de prevenção contra assalto. Afinal, apesar de a violência urbana crescer a cada dia, é possível evitar que o ponto comercial seja alvo de criminosos.

Além do prejuízo financeiro, o roubo também causa um abalo emocional grande nas vítimas. Para que você não passe por essa situação, continue com a leitura. Neste post apresentamos dicas de o que fazer para se prevenir e como agir em caso de assalto ao seu comércio. Confira!

1. Conheça os pontos vulneráveis da sua loja

Você é a pessoa que melhor conhece o seu negócio. Então, é necessário avaliar muito bem o local, prestando atenção em cada detalhe que poderia facilitar a ação de um criminoso. Analise se há algum ponto vulnerável e tome medidas para torná-lo seguro.

Para isso, não permita que nenhum lugar do ambiente fique mal iluminado, de difícil visualização para os funcionários ou sem monitoramento por sistemas de segurança. Colocar espelhos convexos é uma excelente forma de eliminar possíveis pontos cegos no interior do local.

Verifique o estado das fechaduras, travas e acessos às janelas. Também observe se toda a loja fica ao alcance visual dos funcionários. Com essa averiguação detalhada ficará mais fácil identificar onde será preciso fazer alguma modificação ou que tipo de equipamento de segurança será necessário.

2. Mantenha a fachada visível

A segurança está diretamente relacionada também com a visibilidade. Portanto, se possível, tenha uma vitrine com vidro para o exterior da loja. Mas não coloque uma grande quantidade de produtos muito próximos a ela. Se utilizar balcões ou expositores, escolha os que tenham até um metro de altura.

É preciso manter a entrada da loja livre de qualquer produto, objeto ou móvel que obstrua o caminho ou prejudique a visibilidade. Desse modo, será possível que as pessoas de fora vejam o que se passa dentro do estabelecimento, acionando a polícia ou segurança caso vejam algo suspeito.

Com a fachada desobstruída, também será possível observar de dentro do negócio quem está passando em frente, se há alguma atitude suspeita ou alguém rondando o local de forma questionável.

3. Invista em um sistema de monitoramento

Instalar um sistema de monitoramento é a alternativa mais eficaz na prevenção contra assalto. Afinal, mantém a segurança tanto enquanto a loja está aberta quanto fechada. As câmeras e os alarmes intimidam os criminosos, visto que terão suas imagens registradas.

Para que seu ponto comercial fique ainda mais protegido, o ideal é contratar um serviço de monitoramento 24 horas para que profissionais vigiem o local o tempo todo e alertem você em caso de situações anormais.

Também há a opção de utilizar equipamentos para monitoramento remoto. Com eles, é possível que você mesmo acesse as câmeras da sua loja para conferir tempo real o que está ocorrendo. Para isso, basta utilizar um smartphone, tablet ou computador.

4. Cuide da fachada e dos arredores

Um local mal cuidado passa uma impressão ruim, atraindo menos clientes e gerando menos tráfego saudável de consumidores. Por esse motivo, é essencial cuidar da fachada e do entorno da sua loja. Então, conserve a calçada em frente ao seu ponto comercial sempre limpa e sem obstáculos.

Além disso, mantenha muros e paredes sempre bem pintados e atente para a iluminação. Outro ponto importante é cobrar das entidades públicas que façam manutenção contínua das ruas e da iluminação pública. Afinal, estabelecimentos em vias de difícil trafego, mau estado e mal iluminadas são grandes vítimas de assaltos.

5. Tenha atenção ao local do caixa

É fundamental que o funcionário que esteja operando o caixa tenha total controle visual de todos os clientes. Sendo assim, a melhor opção é a parede lateral mais perto da entrada. Ainda, não coloque expositores no balcão e escolha o modelo vitrine.

Desse modo, o caixa conseguirá ter uma boa visibilidade do local como um todo. Além disso, ficará bem visível para os clientes e também para quem está do lado fora. Caso ocorra alguma situação suspeita, as pessoas poderão ver e alertar a polícia ou segurança.

6. Instrua sua equipe para que tenha atitude preventiva

É muito importante instruir sua equipe de funcionários de modo que tenham atitudes para prevenção contra assalto. Ou seja, é preciso que eles adotem uma conduta que intimide a ação de criminosos. Cumprimentar todos que entram na loja é uma ação que demonstra ao visitante que o funcionário está atento à movimentação. Do mesmo modo, é importante que ele esteja sempre próximo do cliente durante sua permanência no local.

Entretanto, isso deve ser feito de maneira adequada. Caso contrário, poderá causar incômodo e constrangimento no cliente. Uma boa dica é combinar algum tipo de senha com sua equipe. Assim, se algum funcionário perceba alguma atitude suspeita, terá como avisar os demais para que fiquem atentos.

7. Explique como os funcionários devem agir em caso de assalto

As dicas mencionadas acima certamente deixarão sua loja mais segura. No entanto, é necessário que sua equipe esteja bem instruída sobre a forma como proceder em caso de um roubo. Todos os presentes no estabelecimento devem evitar movimentos bruscos, verbalizar todas as ações previamente e procurar manter toda a calma possível. E é claro: jamais devem reagir a um assalto!

Ainda, é essencial procurar identificar as características físicas dos bandidos, como tatuagens, cicatrizes, gestos, sotaques e forma de se comportar, bem como observar a direção tomada para a fuga e acionar a polícia o mais breve possível. Vale lembrar que ao utilizar um sistema de câmeras, torna-se viável analisar as gravações e identificar os criminosos. Afinal, nem sempre os colaboradores do estabelecimento conseguem notar as características do bandido.

Portanto, é imprescindível tomar atitudes de prevenção contra assalto conforme explicamos. A criminalidade no Brasil tem crescido bastante e é preciso fazer com que sua loja não seja mais um alvo dos bandidos. Então, adquira equipamentos de segurança cuja qualidade seja certificada, além de contar com bons profissionais para a instalação dos sistemas. Somente dessa forma será possível garantir a integridade do seu estabelecimento.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como se prevenir contra assaltos!

 

Comentários

Voltar ao Topo