Estação Cultura

"Inaugurada em 1884, a estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro é um marco no Centro de Campinas, mantendo todo o esplendor da época cafeeira.

Conheça Mais

PMC

História


"Inaugurada em 1884, a estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro é um marco no Centro de Campinas, mantendo todo o esplendor da época cafeeira. Construída com tijolos importados da Inglaterra, preserva até hoje a arquitetura que remete à Era Vitoriana. Manteve viagens de trens de passageiros até 2001, quando o serviço foi desativado e o espaço acabou ocupado pela Prefeitura para a realização de atividades culturais. Hoje denominada como Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”, é palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias, gastronômicas, entre outros eventos. A variada programação integra o calendário cultural da cidade ao longo de todo o ano, com maior intensidade nos finais de semana."
 

Principais atrações


Ferromodelismo


"Instalada na antiga Cabina 2, a maquete de ferromodelismo atrai adultos e crianças aficcionados por miniaturas. São 300 metros de trilhos, com duas linhas principais e diversas composições em uma paisagem totalmente brasileira. O espaço é administrado pela Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas (AMFEC) e está aberto ao público todos os sábados, das 9h às 17h. Durante a semana, é necessário o agendamento pelo telefone 19 3705-8015."

Estação Cultura sedia encontro de ferromodelismo neste sábado


Sala dos Toninhos


Espaço de apresentações cênicas, com arquibancada para 70 pessoas e uma estrutura básica de luz e som. O local mantém agenda permanente de espetáculos de pequeno porte de grupos independentes de teatro.


Barbearia


O Salão Internacional, instalado há quase meio século no local ao auge do transporte ferroviário de passageiros, resiste bravamente à mudança dos costumes. O salão também oferece cortes de cabelo e tem atendimento unissex. Mais informações: (19) 3236-5982.


Bar


Localizado no saguão de entrada, o Bar da Estação funciona há mais de 50 anos no local, desde os áureos tempos da ferrovia. Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, vende salgados e bebidas. Em noites de eventos, funciona até mais tarde e também abre aos sábados e domingos dependendo da programação cultural.


Vagão de Bonecos


Comandado pelo artista Sebastian Marques, o Vagão de Bonecos mantém um rico acervo do teatro de fantoches, que encanta crianças e adultos. O espaço, único no País, realiza oficinas de mamulengos, arte dramática reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil. As aulas são realizadas nas noites de quarta-feira e manhãs de sábado. As apresentações de espetáculos ocorrem regularmente, de acordo com a programação da Estação Cultura.

Dicas e Curiosidades


A estação ferroviária foi ponto de partida dos soldados constitucionalistas que seguiam para os campos de batalha na Revolução de 1932. 
Do lado externo da estação, é possível acessar um túnel de pedestres de 200 metros de extensão, construído em 1918. A passagem liga o centro da cidade à Vila Industrial. Quem caminha por ali tem a sensação de voltar a “era de ouro” das ferrovias, no início do século 20.
O local serviu como estação ferroviária até 15 de março de 2001, época em que partiu o último trem de passageiros com destino a Araraquara. Desde de julho de 2003, com a desativação completa da Rede Ferroviária Federal S/A, passou a abrigar o espaço cultural administrado pela Prefeitura. Mas a linha férrea permanece como ponto de passagem de trens de carga.

 

 

Informações

Local:

Praça Mal Floriano Peixoto - Vila Rialto, Campinas - SP, 13010-061

Horário de funcionamento:


Email:

coordenadoria.estacao@campinas.sp.gov.br

Telefone:

(19) 3705-8000

 

Roteiros:

As Sete Maravilhas de Campinas

 









 

Curta Isso em Estação Cultura

Aqui você tem acesso a tudo isso!