Escola Preparatória Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras AMAN

Conheça Mais

www.espcex.ensino.eb.br

História


O prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em estilo colonial espanhol, é um dos ícones arquitetônicos mais admiráveis da cidade. A construção do complexo militar teve início em 1944, cujo projeto é de autoria do engenheiro e arquiteto Hernani do Val Penteado. 
O objetivo da instituição de ensino é selecionar e preparar o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. 

A EsPCEx conta anualmente com cerca de 500 alunos oriundos das diversas regiões do Brasil, que ficam alojados no local em regime de internato, onde recebem, além das aulas e das instruções, fardamento, alimentação e ajuda de custo.

Escola de Cadetes do Exército EsPCEx: inscrições e curso a mulheres

Por que a EsPCEx possui a cor rosa?

Quando o projeto arquitetônico entrou em fase de acabamento, na década de 1970, optou-se pelo rosa. Essa era a cor das moradias existentes na área da antiga Fazenda Chapadão. O revestimento das construções era feito a partir de um composto de barro, óleo de baleia, cal e ostra moída, que resultava nessa tonalidade.
 

Dicas e Curiosidades

  • A EsPCEx é aberta a visitantes, não é necessário agendar, mas é preciso estar atento a alguns requisitos: não é permitido circular pelo interior da instituição trajando chinelos, bermuda, camiseta, roupas demasiadamente curtas ou justas.
  • Para ter acesso ao local, é necessário apresentar um documento oficial de identificação pessoal válido no território nacional. No caso de estrangeiros, passaporte.
  • Os horários de visitas são das 7h30 às 12h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a escola também recebe visitantes.
  • Para grupos acima de três pessoas, é necessário solicitar a visitação pelo e-mail rp@especex.ensino.eb.br
  • Desde 2017 a instituição passou a receber mulheres combatentes. A expectativa é de que 10% das vagas da escola sejam destinadas às alunas. 

 

Informações

Local:

Av. Papa Pio XII, 350 - Jardim Chapadão

Horário de funcionamento:

 

Site/Blog:

www.espcex.ensino.eb.br

Email:

rp@espcex.ensino.ed.br

Telefone:

19 37442042

Categorias

Patrimônio Histórico

Roteiros:

As Sete Maravilhas de Campinas