Parque Bosque dos Jequitibás

Uma das principais áreas verdes da região central de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um espaço de lazer centenário. Cerca de um milhão de pessoas visitam o local todos os anos.

Conheça Mais

PMC

Bosque dos Jequitibás

Uma das principais áreas verdes da região central de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um espaço de lazer centenário. Cerca de um milhão de pessoas visitam o local todos os anos.

Possui um mini zoológico com várias espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis, uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, além da Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de uma moradia rural brasileira). Funcionam na parte interna do bosque, o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlito Maia (especializado em teatro infantil), distribuídos em 10 hectares de reserva florestal nativa.

Indicado para caminhadas ao ar livre é muito utilizado por famílias nos fins de semana. Ótimo local para levar crianças. Fique de olho na programação do teatro infantil #ficaadica! Comum ainda encontrar ou ouvir o som dos bichos preguiças que moram no bosque e adoram dar as caras por lá, chamando a atenção das pessoas.

Para além da programação cultural, esportiva e de lazer, nos últimos anos, o Bosque dos Jequitibás passou a explorar também atividades de educação ambiental. Inicialmente a céu aberto, essas atividades contam, agora, com a Sala de Educação Ambiental Professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore. Inaugurada em fevereiro em 2016, a Sala abriga exposições diversas, palestras, encontros, além de várias atividades integrantes da Semana do Meio Ambiente.

Mais de um século de história

A história do Bosque dos Jequitibás remonta ao ano de 1880, quando o proprietário Francisco Bueno de Miranda abriu as portas desta área de vegetação densa para visitação pública. Em 1915, o Bosque foi adquirido pela Prefeitura de Campinas e, a partir daí, com a implantação de projetos paisagísticos e urbanísticos; com construção do Museu de História Natural e do Aquário Municipal, Casa dos Animais Interessantes, entre outros atrativos, o público passou a contar, em pleno centro urbano, com a estrutura necessária para frequentar essa reserva florestal nativa de 10 hectares de área, com várias espécies de plantas cadastradas e um zoológico com 300 espécimes.